Pedale sua bicicleta com mais segurança

Para pedalar sua bicicleta na cidade é preciso tomar certos cuidados, veja essas dicas

Obedeça as leis de trânsito
A bicicleta deve ser conduzida como qualquer outro veículo motorizado. Se o ciclista quer ser levado a sério pelos demais motoristas deve: respeitar a mão de direção da rua, o semáforo, a faixa de pedestres, andar pelo bordo da pista e, principalmente, não circular pela calçada.

Cuidado nos cruzamentos
A maioria dos acidentes ocorre nos cruzamentos. Aja com cuidado nestes locais. Evite ficar posicionado junto à calçada, se você pretende seguir em frente no cruzamento. Quando as condições de tráfego permitirem (pouco volume), posicione-se ocupando toda a faixa da via.

Cuidados ao fazer conversão à esquerda
Se fizer conversão à esquerda como outro veículo, sinalize sua intenção antes, posicione-se à esquerda e faça a conversão certificando-se que não há tráfego na direção oposta ou transversal. Essa manobra é recomendada somente para ciclistas experientes. Se você não tem experiência, faça a conversão à esquerda em duas etapas, usando as faixas de travessia de ciclistas ou, na ausência destas, paralelo às faixas de travessia de pedestres.

Estabeleça contato visual com os demais motoristas
Certifique-se de que está sendo visto. Estabeleça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles sabem que você está na via. Olhe sobre os ombros regularmente ou utilize o espelho retrovisor obrigatório para controlar a sua visão posterior. Apesar das bicicletas possuírem os mesmos direitos que os demais veículos, esteja sempre preparado para fazer manobras que preservem a sua segurança.

Atenção às portas dos veículos
Fique sempre atento aos veículos estacionados porque as portas poderão ser repentinamente abertas pelos ocupantes. Preste mais atenção se notar que o motorista ainda está no automóvel. Prefira circular a uma distância de pelo menos 1 m dos carros estacionados.

Sinalize suas intenções com os braços e mãos
Sinalize todas as conversões e paradas com antecedência. Confira a situação do trânsito olhando sobre os ombros e só faça o movimento pretendido quando as condições forem totalmente seguras.

Mantenha as duas mãos no guidão prontas para frear
Se você frear sua bicicleta utilizando uma só mão, ela poderá não parar a tempo. Mantenha uma distância maior nos dias de chuva, pois o freio molhado não é tão eficiente.

Evite situações de perigo
Previna-se em relação às bocas de lobo ou outras interferências presentes na superfície da via, tais como grelhas longitudinais, tampas escorregadias de poços de visita, óleo na pista, buracos e tachões. Da mesma forma, atravesse as linhas de trem com muito cuidado.

Tranque sua bicicleta
Tranque o quadro e a roda traseira da sua bicicleta a um paraciclo.

Se você tiver um sistema de travamento de eixo (quick release), trave sua roda dianteira também.

Evite amarrar sua bicicleta em árvores.

 

Cuide da sua bike
Mantenha sua bicicleta em boas condições de funcionamento. Verifique sempre os freios e mantenha os pneus com a calibragem adequada.