CET padroniza velocidade no Corredor Norte-Sul

Medida visa a uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade nas avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú (que compõem o eixo Norte) no Corredor Norte-Sul em 60 km/h, a partir do dia 18 de abril (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 9,2 quilômetros dessas vias.

Estão sendo implantadas 130 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 20 faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 18 de abril, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.

Com a nova regulamentação de velocidade, a CET pretende aumentar a segurança no Corredor Norte-Sul, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes.

No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que também fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, a 23 de Maio e a Rubem Berta terão seu limite de velocidade mantido em 70 km/h. A redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h em fevereiro de 2010 resultou na redução de 63% nos acidentes no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde.

Corredor Leste-Oeste
No dia 1º de abril, a CET padronizou em 60 km/h a velocidade no corredor Leste-Oeste. A alteração foi implantada em 33,8 quilômetros do corredor e abrange as avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Também nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades foram uniformizadas em 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste.

Novas padronizações
Em maio próximo, a CET pretende levar a uniformização das velocidades aos seguintes corredores:
• Trecho Sul do Eixo Norte-Sul - Av. Washington Luís, Av. Interlagos e Av. Senador Teotônio Vilela;
• Eixo Cruzeiro do Sul - Av. do Estado e Av. Abraão de Morais;
• Contra Rótula - Av. Duque de Caxias e Rua Mauá;
• Eixo Braz Leme - Av. Pacaembu e Av. Rio Branco.

Redução de acidentes e mortes
O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2009, caiu 5,5% em comparação com 2008. Essa redução significa 81 vidas poupadas.

Fonte: Departamento de Imprensa - CET