10/08/2010 17h03

Share

Ambulatório de psiquiatria é inaugurado na Vila Maria

Unidade é a maior do país

Nesta terça-feira (10), foi inaugurado o maior ambulatório de psiquiatria do Brasil, na Avenida Guilherme Cotching, 1600, Vila Maria. O equipamento é inédito no país e atenderá pessoas com um quadro clínico complexo, mas que não carecem de internação, como depressivos, portadores dos transtornos bipolar e psicótico, dependentes químicos e esquizofrênicos. A Secretaria de Estado da Saúde é responsável pelo local.

O projeto para o ambulatório reuniu os três principais especialistas no assunto: Ronaldo Laranjeira, da UNIFESP, Valentim Gentil Filho, do Hospital das Clínicas, e Sérgio Tamai, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O AME-Psiquiatria receberá pacientes encaminhados de outras unidades de saúde, estaduais ou municipais. Lá, eles passarão por uma triagem e, posteriormente, são enquadrados em grupos pré-definidos de patologia e encaminhados para tratamentos em áreas específicas.

O espaço também foi planejado para as demandas específicas a que se propõe. Todos os vidros de janelas e portas são revestidos por uma película que não permite que eles estilhacem. Além disso, foi construída uma ala especial para os pacientes em surto e uma agradável área externa para as crianças que estiverem aguardando pelo atendimento.

Foram investidos na obra cerca de 1,8 milhão de reais. Quando estiver operando com sua capacidade total, a unidade deverá fazer 39,2 mil consultas psiquiátricas e 14, 4 mil consultas com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. A manutenção do espaço deverá custar aproximadamente 6 milhões de reais ao ano.