Muro do cemitério Saudade começa a ser reconstruído

Devido a fortes chuvas na região leste, parte do muro da necrópole foi derrubado

Na manhã desta segunda-feira (9), o Serviço Funerário do Município de São Paulo iniciou a reforma do trecho do muro de divisa do Cemitério Saudade com a Rua Samuel de Carvalho, que caiu após as fortes chuvas de verão. A obra está prevista para ser concluída em até 15 dias, aproximadamente, e conta com o apoio da Prefeitura Regional de São Miguel Paulista.

Histórico

Devido a fortes chuvas na região leste da capital no dia 29 de dezembro, cerca de 4 metros do muro do Cemitério Saudade cedeu junto com o ossário. O Serviço Funerário imediatamente solicitou apoio da Defesa Civil, Prefeitura Regional de São Miguel e empresa de limpeza, assim como dos servidores da necrópole, para realizar a limpeza das áreas afetadas e iniciar a reconstrução do muro, deixando apenas algumas aberturas na parte inferior para facilitar a vazão das águas pluviais.

No entanto, um temporal ainda mais forte no dia 2 de janeiro derrubou novamente este muro. A defesa civil deu apoio isolando a rua enquanto foram feitos os trabalhos de remoção do entulho na área, recolhimento dos sacos com despojos e rápida liberação do trânsito. As ossadas foram devidamente recuperadas pela equipe do Cemitério da Saudade e a Prefeitura Regional de São Miguel emprestou um trator para realizar a limpeza ao longo de toda a área afetada pelas águas e onde parte do muro desabou.

Em 03 de janeiro, pela manhã, o setor de manutenção do cemitério providenciou a instalação de tapumes de madeira na parte interna da necrópole, deixando uma abertura para o escoamento de águas. A galeria pública localizada dentro da necrópole e que direciona água para os bueiros da rua também será limpa nesta semana.