Secretaria da Pessoa com Deficiência participa de desfile de moda na Praça do Patriarca

Objetivo é conscientizar os comerciantes da região central da cidade sobre o baixo custo das adequações necessárias para tornar as lojas acessíveis

As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seu espaço na sociedade. Estudam, trabalham e, consequentemente, passam a exigir seus direitos como consumidores. De 5 a 9 de abril, acontece o Fashion Downtown, evento que terá desfiles de moda inclusivos, na Praça do Patriarca.

A Prefeitura de São Paulo tem intensificado a fiscalização de acessibilidade em grandes centros comerciais, como os shopping centers e hipermercados. Para acelerar o processo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) quer agora o engajamento do pequeno comércio e dos prestadores de serviço.

A participação no Fashion Downtown faz parte dessa iniciativa, pois a intenção é iniciar uma aproximação com os lojistas do Centro de São Paulo, visando conscientizar sobre a necessidade de adaptar suas lojas para receber este público, que só na capital representa 1,2 milhão de pessoas.

Medidas simples

Ações simples e baratas, como demarcar vagas de estacionamento, transformar um degrau de 15 cm em uma rampa com no mínimo 1,20 m de largura nas entradas dos estabelecimentos, tornar um sanitário acessível, instalar piso tátil junto a degraus, escadas e elevadores já podem garantir um mínimo de acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como gestantes ou com carrinhos de bebê.

Tão importante quanto o acesso físico, no entanto, é garantir que a pessoa desfrute dos serviços oferecidos. Assim, numa loja de roupas, o ideal é que haja ao menos um provador acessível, além de caixa de pagamento mais baixo para usuários de cadeiras de rodas e pessoas de baixa estatura.

Quem desrespeita a legislação de acessibilidade está sujeito a multa de R$ 3.800 por mês.

Clique aqui para acesse o site oficial do evento.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) / Assessoria de Comunicação e Imprensa