Subprefeitura Sé trabalhará na fiscalização dos blocos de Carnaval

80 agentes garantirão a fiscalização das ruas do centro, por onde passarão 100 blocos

Desde 2013, a prefeitura de São Paulo vem organizando blocos, cordões e bandas como forma de incentivo à ocupação de espaços públicos no período do Carnaval. A iniciativa tem como objetivo reconhecer a dimensão cultural, simbólica, econômica e turística dessas manifestações. O Carnaval de Rua tem feito muito sucesso entre os moradores da cidade: em pesquisa realizada pela SPTuris, 42% do público presente nas ruas em 2015 optou por ficar na capital paulista especialmente pela programação oferecida.

Neste ano, mais de 300 blocos prometem animar e democratizar as comemorações do carnaval paulistano entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, data prevista para o desfile dos últimos cordões. Destes, 100 vão desfilar pelas ruas da região central.

Para garantir a segurança nos locais onde passarão os blocos, a Subprefeitura Sé trabalhará com um efetivo de agentes vistores e equipes de apoio e fiscalização. Serão 10 equipes, cada uma delas composta por oito agentes, uma Kombi e um caminhão pequeno. Além disso, viaturas da GCM, com no mínimo dois guardas, acompanharão o trajeto. O planejamento operacional será definido individualmente para cada bloco, levando em consideração fatores como a quantidade de foliões de cada evento e o dia do desfile. O objetivo da fiscalização é garantir que não sejam comercializados produtos com data de validade vencida ou sem procedência confiável durante as festas.