Subprefeitura Sé inaugura EcoPraça no Bom Retiro

Local de descarte irregular com 530m² é transformado em área de lazer e sustentabilidade

 Nesta sexta-feira, dia 18, a Subprefeitura Sé em parceria com a Inova, Senac, Conseg e Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Boracea inauguraram a primeira EcoPraça da região Central.

O projeto transformou um ponto vicioso, local de descarte irregular de objetos, localizado na esquina entre a Av. Presidente Castelo Branco com a Rua General Flores, em uma área de consciência ambiental e convivência entre os moradores. Essa proposta surgiu da necessidade do órgão público e das entidades parceiras de conscientizar a população sobre a importância de manter os espaços públicos limpos para utilizá-los ainda mais.

Agora a Ecopraça, que conta com 530m², pode ser aproveitada por moradores, comerciantes e por todos que circularem pela região do Bom Retiro. O local conta com balanços, gangorras, bancos de concreto e uma caçamba para o descarte regular de resíduos, que possui, aproximadamente, 7m³ . A Inova passará no local diariamente e o recolhimento dos materiais descartados será feito de acordo com a demanda.

O Chefe de Gabinete Gilmar Tadeu conferiu a inauguração da EcoPraça e ressaltou a importância desses espaços públicos para todos os cidadãos. “Este espaço estava degradado por tantos descartes irregulares de materiais, mas a partir de hoje, com o local limpo e reestruturado, a população terá novamente a noção de pertencimento da região” salientou o chefe de gabinete, que acrescentou: “Juntos conservaremos esse local em bom estado para todos e manteremos e vamos prosperar essas ações em outros lugares da região central”, afirmou.

Avner Valdez, morador do Bom Retiro há 3 anos, aprovou a iniciativa junto com sua filha Sarah Valdez, de dois anos. Os dois circularam pela EcoPraça e aproveitaram para inaugurar o novo balanço. O morador disse que levará sua filha e toda a família sempre que puder. “A EcoPraça ficou linda e agora poderei trazer a Sarah e toda a família sempre que tivermos um tempo livre” afirmou Avner.

Durante o evento, os moradores em situação de rua, comerciantes e todos que passaram pelo local puderam conferir o trabalho dos grafiteiros e também participar da ação, ajudando-os a grafitar o muro. Os agentes de saúde da UBS Boraceia mediram a pressão, a diabetes e glicemia de todo público presente, além de levar ações educacionais e tirar dúvidas dos cidadãos sobre a dengue.