Equipes de manutenção estão concentradas no Vale do Anhangabaú

Reconstrução do mosaico de pedras portuguesas, troca das orlas de aço por pisos intertravados são alguns dos trabalhos realizados nesta semana

 Nesta quarta-feira, dia 30, as equipe de Manutenção de Vias e de Conservação de Áreas Verdes estão concentradas no Vale do Anhangabaú.

No local, cinco equipes de Manutenção de Vias, com 16 pessoas cada uma, trabalharam na requalificação do Vale. Durante o dia de ontem estiveram na região para retirar grande parte do mosaico de pedras portuguesas que havia embaixo do Viaduto do Chá. Hoje pela manhã, duas equipes começaram a reconstituir todo o mosaico enquanto outras três equipes retiraram 280 m² das orlas de aço que havia em volta das áreas ajardinadas e trocaram-nas por pisos intertravados cinza.

Neste processo as pedras são removidas e o mosaico é reconstituído e prensadoem uma mistura de areia e cimento umedecidos. Após a reforma o local é limpo e permanece sinalizado até que o cimento esteja completamente seco. Vale lembrar que, a área dos dois calçadões, Centro Velho e Centro Novo, equivalem a 44 mil m² de passeio exclusivo para pedestres. Já no Vale do Anhangabaú são mais 42 mil m².

As equipes de Conservação de Áreas Verdes realizaram durante o trabalho a roçagem, capinação e despraguejamento das mudas ornamentais - como flores e plantas menores em todos os canteiros e superfícies ajardinadas.

O procedimento também consiste em corte e recolhimento do mato alto com ferramentas adequadas, manualmente ou através de máquinas. Além disso, é feita a remoção de detritos, para manter os espaços sempre limpos.