Equipes de manutenção e limpeza mecanizada atuam juntas na reforma de galerias

Em cada ação são retiradas cerca de 1 tonelada de resíduos que entopem o sistema de drenagem e poderiam causar alagamentos em épocas de chuva

 Nesta quarta-feira (29), desde as 8h, duas equipes da Subprefeitura Sé realizam a desobstrução e também reforma no sistema de drenagem de uma galeria pluvial, na esquina das ruas Libero Badaró e Miguel Couto de Magalhães. Essa galeria estava danificada e retornava a água para a caixa subterrânea de uma concessionária. Durante 3 dias foram estudados todos os procedimentos a serem feitos, já que a região possui outras ligações próximas a esta. A primeira equipe, de limpeza mecanizada de boca de lobo, fez toda a limpeza, recolhendo o lixo e levando-o para perto da abertura, onde os resíduos foram puxados e colocados no caminhão, em seguida a equipe de galerias se organizou para reformar a tubulação.

A demanda para desobstrução e reforma de sistema de drenagem chega para a Subprefeitura da Sé através dos canais de comunicação, como Praça de Atendimento, 156 e SAC. Então o Engenheiro Civil e sua equipe vão até o local e com o caminhão hidro, aquele que possui a mangueira, eles conseguem verificar a extensão da galeria e também detectar o problema. Em seguida, orientam duas equipes, a de limpeza mecanizada e a de galerias, para que ambas executem o serviço.

As interferências nas galerias de águas pluviais são diversas. Normalmente o entupimento das galerias é causado pelo descarte irregular de resíduos como, garrafas pet, canudinhos, folhas, restos de alimentos, tecidos, entre outros. Em média são retirados, a cada ação, 1 tonelada de lixo. Com o local limpo a equipe de galerias entra em ação, abre o pavimento e chega na tubulação que será consertada e se necessário trocada.

Vale lembrar que toda a ação conta com sinalização para não interferir no andamento da cidade, tanto para o trânsito dos carros, como a movimentação da população em torno da região em que a obra está sendo realizada.