Subprefeitura Sé recebe munícipes na Consolação

Ação Integrada contou com secretarias e associações para atender a população

Neste sábado (25), a Subprefeitura Sé realizou a Ação Integrada Consolação. Os munícipes receberam diversas orientações das secretarias e associações presentes. Para dar início ao evento o subprefeito da Sé Alcides Amazonas, relembrou: “Juntos socializaremos, cada vez mais, as informações que fortalecem a cidadania”.

A Praça de Atendimento recebeu as demandas da população sobre a região e as solicitações serão encaminhadas as suas respectivas secretarias para serem atendidas. A UBS da Santa Cecília agendou exames de mamografia e orientou a todos sobre doenças infecto contagiosas, como tuberculose e hepatite, entre outras.

Também foram realizados testes gratuitos para Aids, pelo Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil (CTA), além de orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além de testes de Hepatite C, feitos pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.
Sobre a limpeza, os munícipes puderam conhecer melhor o trabalho da INOVA, empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo para prestar os serviços de limpeza na região central. Durante a Ação, moradores do bairro foram orientados sobre horários e formas de descarte correto de diversos tipos de resíduos.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente explicou para a população as novas leis sobre as sacolinhas plásticas, fiscalização ambiental e de arborização. A Vigilância Ambiental também esteve presente e ensinou crianças e adultos sobre a proliferação de bichos que vivem no meio urbano e que podem trazer doenças a todos. A Diretoria Regional de Educação do Ipiranga esteve presente para realizar o cadastro de crianças e adultos em instituições de ensino.

Outra contribuição importante foi a da Comunidade Evangélicos do Bixiga, que distribuiu livros para a população e esculturas de bexigas para crianças. A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Consolação (AMACON) também receberam os munícipes e explicaram seus projetos.

Além do evento no dia 25/07 a Ação Integrada da Consolação contou com a concentração dos serviços de manutenção e zeladoria urbana pelas ruas do bairro. Desde o dia 20/07, 1250 bueiros e bocas de lobo foram limpos e desobstruídos, pelas equipes de limpeza da Inova, este serviço recolheu cerca 27 toneladas de resíduos que impediam o escoamento das águas pluviais; mais de 40 oneladas de resíduos, entulhos e grandes objetos foram recolhidos através dos serviços de varrição, coleta e operação Cata Bagulho que foram intensificados no bairro.

As equipes de conservação de vias também realizaram diversas reformas em passeios públicos, construíram e reformaram rampas de acesso e também executaram reparos e limpezas mecanizadas em 80 bueiros e 210 metros de ramais que compõem o sistema de drenagem da região.

As equipes de Áreas Verdes da Subprefeitura Sé também executaram cerca de 50 intervenções na região entre os serviços de poda, remoção e plantio de novas árvores nativas e adaptáveis ao meio urbano. Além disso, todas as praças, localizadas no distrito, receberam os serviços de conservação de áreas verdes e ajardinadas que incluem corte de grama, poda de árvores e plantas ornamentais, limpeza de canteiros, etc.

As equipes de fiscalização também concentraram a atuação na região e durante os dias da Ação,  veículos considerados abandonados foram adesivados por meio de denúncias e constatação dos fiscais da subprefeitura.