Equipes de limpeza recolhem de 4 a 5 mil toneldas de resíduos urbanos por mês no centro paulistano

Papel, papelão, vidro, latas, e recipientes de plástico são alguns dos resíduos recolhidos

Todos os dias as equipes de limpeza iniciam seus trabalhos às 7 horas da manhã para deixar a cidade limpa e sem detritos. Na rua 15 de Novembro, por exemplo, são realizadas 10 limpezas e três coletas de resíduos de varrição. Nos arredores, como a praça Antonio Prado, rua João Brícola e toda a extensão da rua Boa Vista são executadas em média de 5 a 8 limpezas. Só neste espaço o volume de coleta de na varrição varia entre 500 e 800 quilos diariamente.

A coleta de lixo doméstico, aqueles gerados pela população residente do centro. Incluem-se neles os resíduos dos logradouros públicos, como ruas e praças, denominado lixo de varrição ou público. Nestes resíduos encontram-se: papel, papelão, vidro, latas, plásticos, trapos, folhas, galhos e terra, restos de alimentos, madeira e todos os outros detritos apresentados à coleta nas portas das casas pelos habitantes das cidades ou lançados nas ruas.

Vale ressaltar que a região central além de ser a que mais acolhe os moradores de rua, que dormem e permanecem nos locais indicados produzindo uma quantidade grande de resíduos, passam pela região cerca de 3,5 milhões de pessoas. Lembramos que a remoção de materiais diversos e grandes objetos é feita sempre que detectada a necessidade ou quando é solicitada por munícipes, via telefone 156, e na Praça de Atendimento da Subprefeitura Sé, que funciona no número 53 da Rua Álvares Penteado, ou pelo site.

É importante lembrar que a Subprefeitura Sé mantém a operação Cata Bagulho para retirar materiais diretamente da porta das casas dos munícipes, gratuitamente, e 5 Ecopontos distribuídos pela região central, onde podem ser descartados desde pequenos a grandes volumes de entulho. O descarte irregular é crime ambiental passível de multa de R$ 16 mil, conforme previsto em lei. Para realizar o descarte da forma correta, a população pode consultar no site ( clique aqui) o dia e o horário em que o caminhão do Cata-Bagulho passará na região, ou ainda solicitar a inclusão de sua rua na programação. Vale lembrar que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura.