Ação Integrada do Cambuci atende centenas de pessoas

Com atrações culturais e prestação de serviços, moradores e comerciantes do bairro participaram das diversas atividades realizadas

No último sábado, dia 30 de maio, cerca de 500 pessoas participaram das atividades da Ação Integrada. Realizada no largo do Cambuci e promovida pela Subprefeitura Sé em conjunto com outros órgãos públicos, associações e ONGs que atuam no bairro. O evento contou com apresentações da bateria mirim do Bloco da Ressaca e do grupo No Clima do Choro.

Diversos serviços também foram prestados ao longo do dia pelas pastas públicas e entidades que colaboraram para a realização do evento. Os alunos do curso de massagem do SENAC por exemplo, fizeram sessões gratuitas de Quick Massage para todos. No espaço criança, a garotada também se divertiu em atividades como oficinas de brinquedo, pinturas na pele, cama elástica e jogos de tabuleiros.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) prestou atendimento aos munícipes com orientações e informações sobre os programas municipais de plantio de árvores e preservação das áreas verdes na região. A Secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também montou uma tenda onde pessoas carentes do bairro puderam tirar documentos e se cadastrar em programas públicos de transferência de renda. Além disso, equipes de abordagem à população em situação de rua foram concentradas na região e realizaram mais de 15 encaminhamentos para equipamentos de assistência.

Os munícipes também puderam registrar suas críticas, sugestões e fazer solicitações à subprefeitura através da Praça de Atendimento que contou com a presença do subprefeito Alcides Amazonas que dialogou com a população local sobre as ações do poder público na região. “É muito importante para nós como gestores públicos ouvir as demandas dos cidadãos. Só assim é que vamos poder melhorar a qualidade dos serviços prestados aos paulistanos. Um governo democrático sempre cria mecanismos de aproximação entre órgãos públicos e a população para tornar a gestão mais eficiente e transparente”, afirmou o subprefeito.

Além do evento no dia 30/05 a Ação Integrada do Cambuci contou com a concentração dos serviços de manutenção e zeladoria urbana pelas ruas do bairro. Desde o dia 26/05, 1684 bueiros e bocas de lobo foram limpos e desobstruídos, pelas equipes de limpeza da Inova, este serviço recolheu cerca 34 toneladas de resíduos que impediam o escoamento das águas pluviais; mais de 60 toneladas de resíduos, entulhos e grandes objetos foram recolhidos através dos serviços de varrição, coleta e operação Cata Bagulho que foram intensificados no bairro. As equipes de conservação de vias também realizaram diversas reformas em passeios públicos, construíram e reformaram 32 rampas de acesso e também executaram reparos e limpezas mecanizadas em 121 bueiros e 250 metros de ramais que compõem o sistema de drenagem da região.

As equipes de Áreas Verdes da Subprefeitura Sé também executaram cerca de 60 intervenções na região entre os serviços de poda, remoção e plantio de novas árvores nativas e adaptáveis ao meio urbano. Além disso, todas as 22 praças, localizadas no distrito, receberam os serviços de conservação de áreas verdes e ajardinadas que incluem corte de grama, poda de árvores e plantas ornamentais, limpeza de canteiros, etc.

As equipes de fiscalização também concentraram a atuação na região e durante os dias da Ação, 16 veículos considerados abandonados foram adesivados por meio de denúncias e constatação dos fiscais da subprefeitura, desses um foi recolhido, na última quinta-feira (28), na rua Sebastião Salgado, quatro na segunda feira (1) e outros foram removidos pelos proprietários.