Salamaleque - Teatro no centro de São Paulo

Peça gratuita relembra a história de imigrantes árabes antes de chegarem ao Brasil

 O monólogo apresentado no subsolo do Instituto Cultural Capobianco convida o público a saborear muitas histórias de vida trazidas junto com aromas, cores e temperos das especiarias da culinária árabe. Para isso, o palco é transformado em uma cozinha, com mesa, forno e geladeira. A anfitriã é a atriz Valéria Arbex que desce a escadaria e da inicio ao espetáculo dramático, escrito por Alejandra Sampaio e Kiko Marques. A peça fica em cartaz até o dia 26 de abril.

Valéria veste o avental e começa um bate-papo informal de caráter afetivo e memorialista. Ela é uma mulher recém-chegada aos 30 anos, neta de imigrantes árabes, que repassa histórias de seus avós e bisavós, muitas anteriores à chegada deles no Brasil. Em meio à conversa, a atriz prepara receitas típicas ensinadas pelos antepassados. Coalhada seca, homus (pasta de grão de bico com tahine), babaganuche (pasta de berinjela com tahine) e o delicioso raha, o doce de goma aromatizado com almíscar, são alguns exemplos, todos devidamente servidos ao público no final.

As bebidas não ficam para trás, aproveite e saborei a refrescante água aromatizada (com essência de romã, hortelã e limão-siciliano). Sob a direção de Denise Weinberg e Kiko Marques, Valéria conduz a montagem com uma despretensão cativante. O surpreendente final explica as intenções de cada detalhe da encenação e torna a experiência da degustação uma celebração que enriquece a dramaturgia.

Serviço
Instituto Cultural Capobianco
Rua Álvaro De Carvalho, 97 - Centro - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3237 1187
Sábado e domingo, 16h.
Ingressos distribuídos uma hora antes. Metrô Anhangabaú.
Grátis