Diferentes propostas para desativação do minhocão são discutidas em fórum popular

Evento reuniu lideranças comunitárias, profissionais de diversas áreas do conhecimento e representantes do governo e legislativo

Nesta terça-feira (14) aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, a segunda edição do Fórum de Diálogo sobre o futuro do elevado Costa e Silva, o Minhocão. Especialistas e representantes de diferentes movimentos e áreas de conhecimento apresentaram suas visões sobre a questão. O evento contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas que também contribuíram com suas colocações sobre o assunto. Além disso, representantes do legislativo e executivo estiveram presentes para esclarecer e compartilhar as visões do governo sobre tema.

O subprefeito da Sé Alcides Amazonas, defendeu que a solução mais acertada para o problema só virá a partir da mobilização da população e do diálogo aberto e transparente entre todas as partes envolvidas. “Quando fui vereador aqui nesta casa já vi muitos projetos que tinham apoio da maioria dos vereadores serem derrubados através de fóruns como este. Por isso, acredito que esse debate é importante para que possamos encontrar a melhor solução para este problema”, afirmou Amazonas que também sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes de todos os envolvidos, tanto do governo como da sociedade, para sistematizar as discussões sobre o assunto.

O novo Plano Diretor Estratégico (PDE) determina que o legislativo estabeleça através de um projeto de lei como será realizada a desativação do viaduto que é responsável pela ligação expressa entre as Zonas Leste e Oeste da cidade. Em meio ao debate três movimentos se destacaram apresentando soluções distintas para o espaço: o “Movimento SP Sem Minhocão”, defende a derrubada imediata do viaduto através de implosão; o “Movimento Desmonte o Minhocão”, entende que a estrutura poderia ser desmontada de forma progressiva e até reaproveitada em outras obras; já o grupo que defende o “Parque Minhocão” entende que o viaduto poderia ser desativado para o trânsito de veículos e ser transformado em um parque linear igual à High Line, uma linha de trem da cidade de Nova York que após sua desativação foi transformada em um jardim suspenso.

Além do Subprefeito da Sé, representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Urbano (SMDU) também estiveram presentes no encontro e responderam as questões apresentadas pelos participantes.