Subprefeitura Sé e comerciantes inauguram dois parklets na Maria Antonia

Os novos espaços de convivência são públicos e já estão disponíveis para a população

Na última quinta-feira, dia 26, em lançamento simultâneo, dois estabelecimentos da rua Maria Antonia inauguraram os primeiros parklets da região central. Os bares e lanchonete “Da Silva” e “The Joy”, que ficam nos números 316 e 330, respectivamente da mesma via, foram os responsáveis pela instalação e se comprometeram com a manutenção do espaço. Embora os dois estabelecimentos fiquem próximos os pedidos foram formalizados em datas diferentes junto à subprefeitura.

Também chamados de “vagas vivas”, os parklets são extensões temporárias das calçadas que ocupam uma parcela da pista que normalmente seria utilizada como duas vagas de estacionamento, para criação de espaços de convivência. Nestes locais são instalados bancos, mesas e sombreiros, que podem ser utilizados por qualquer pessoa.

O objetivo principal é ampliar a oferta de áreas de uso comum na capital. Embora sejam mantidos pela iniciativa privada, os parklets são espaços públicos e não podem ter seu uso segregado.

Outros dois parklets já foram autorizados pela Subprefeitura Sé e estão em fase implantação, um deles será instalado na rua Treze de Maio, 798 pelo bar Espaço Treze e o outro será na rua Martin Francisco, 529 por iniciativa do restaurante Rota do Acarajé. Além disso, a subprefeitura esta buscando novos parceiros que colaborem com a implantação de novos parklets em outras áreas da região central.

No dia 12 de fevereiro cerca de 60 comerciantes da região se reuniram na subprefeitura para conhecer melhor o projeto e discutir com representantes do poder público, soluções que viabilizem a ampliação da oferta de espaços para instalação de novos parklets.