Prefeitura divulga lista de linhas noturnas de ônibus de SP

Cerca de 800 mil pessoas serão atendidas por mês, isso representa um acréscimo de cerca de 30% dos usuários habituais que já utilizam os ônibus noturnos

A partir do dia 28, começam a funcionar as 151 novas linhas de ônibus que operarão de madrugada na cidade, num total de 454 veículos. Eles vão operar durante a madrugada – entre zero hora e 4h – na capital paulista. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), serão 50 linhas estruturais (entre terminais), que vão funcionar com intervalo de 18 minutos, e cerca de 100 locais (terminal-bairro), com intervalo de 30 minutos. A frota conta com outros 88 coletivos de reserva.

A prefeitura estima que 780 mil pessoas utilizem as linhas por mês, sobretudo no final de semana. Hoje, o município conta com 100 linhas noturnas, transportando cerca de 20 mil pessoas por dia. Isso abrange 50 itinerários de coletivos em avenidas como a Paulista, a Radial Leste e a Atlântica.

Hoje, já existem 98 percursos de ônibus que funcionam nessa faixa de horário, mas os intervalos tendem a ser bem maiores. Agora o atendimento também vai percorrer as linhas de metrô de São Paulo. A Linha 1-Azul será atendida pela linha N 201/11 Terminal Parque Dom Pedro II, no trajeto entre as estações Sé e Tucuruvi. E a linha N 604/11 Terminal Parque Dom Pedro II irá da estação Sé ao Jabaquara.

O trajeto entre Butantã e o Centro, da Linha 4-Amarela, será atendido pela linha N 801/11 Terminal Metrô Butantã - Terminal Parque Dom Pedro II . Já o trecho da Linha 5-Lilás, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, será atendido pela linha N 731/11 Terminal Capelinha - Terminal Santo Amaro. Esta linha é local e terá intervalos de 30 minutos.

Na Linha 2-Verde, a linha N 506/11 atenderá entre as estações Vila Madalena e Sacomã. O atendimento das estações Vila Prudente e Tamanduateí será feito pelas linhas noturnas do sistema local (confira a relação ao final da página). Também com partida no Terminal Parque D. Pedro II, a linha N 106/11 fará a ligação entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Sé, da Linha 3-Vermelha. E a linha N 308/11 atenderá da estação Sé até Itaquera.

Apesar de operar em várias áreas da cidade, alguns terminais ficaram de fora, como Varginha e Parelheiros, no sul da capital. No ano passado, a SPTrans chegou a divulgar que esses lugares receberiam reforço na iluminação, para ampliar a sensação de segurança dos passageiros. Os trajetos completos das linhas estão disponíveis na página da SPTrans: Clique aqui e confira o itinerário.