Inauguração da pista de skate na Roosevelt reúne mais de 15 mil pessoas

O evento contou com a presença de grandes nomes do skate mundial

O último sábado, dia 29 de novembro, foi marcado pela inauguração da Skate Plaza da praça Roosevelt. Agora a praça tem uma área de aproximadamente 1,5 mil m², com 15 obstáculos para a prática do esporte. Depois da cerimônia de inauguração do espaço, 60 skatistas, incluindo atletas de renome no circuito mundial, participaram da competição “Invitational skateboarding contest 2014” organizada pelas empresas parceiras na adaptação e manutenção do espaço.

A criação da área surgiu após uma parceria entre a Subprefeitura Sé e a Skatenuts, empresa que assinou um Termo de Cooperação de três anos com o município, para fazer as adaptações. A manutenção do espaço também ficará por conta da Skatenuts durante a vigência do contrato. O termo também prevê a implementação de 16 câmeras de segurança, que foram solicitadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Policia Militar.

A Skatenuts é uma empresa especializada em organizar
campeonatos da modalidade, revitalizar espaços para a prática do esporte, além de ser a representante exclusiva de uma lixa especial para skate no Brasil.

Para um ícone do esporte, o skatista profissional Marcelo Formiga, a maior conquista do dia, foi a entrega do espaço para a comunidade do skate e o reconhecimento do esporte pela sociedade e pelo poder público. “Isso sim é uma ação para ser celebrada por todos os skatistas do mundo. Vai ser bom para a praça que será ocupada. Agora, a gente também vai cuidar deste espaço porque ele é nosso”.

Ele conta que iniciou sua carreira ainda criança e até passou noites na rua praticando suas manobras, admiradas por muitos skatistas ao redor do globo. “Eu queria mesmo era uma bicicleta, mas só ganhei um skate e fiz dele meu meio de vida”, conta Formiga, que participou da competição neste sábado e faturou a 5ª colocação.

Formiga também fala sobre seu envolvimento com o esporte. “O skate salva vidas. Salvou a minha vida e pode tirar muitos jovens do caminho das drogas”.