Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social

Oficina aberta de esportes na Praça da Sé

Nos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado) o centro de São Paulo sediará a Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014. O projeto tem como objetivo evidenciar a importância da prática de atividades físicas como fator de desenvolvimento humano, por meio de debates e oficinas.

A maioria das competições traz grande rivalidade entre as equipes adversárias, mas neste fim de semana o público poderá conhecer um esporte que traz uma nova proposta, o Tchoukball, que é um esporte coletivo desenvolvido na década de 1970 pelo biólogo suíço Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes. As aulas serão ministradas pelas Instituições Futebol de Rua e Gol de Letra.

No dia 28 (sexta-feira), no ginásio Azul do SESC Consolação e no sábado (29), a partir das 8h00 e irá até às 18h00, todos poderão aprender o Tchoukball e, claro, participar também do Futebol de Rua aberto na Praça da Sé.

A Fundação Gol de Letra foi criada no dia 10 de dezembro de 1998, pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A data, escolhida propositalmente, marca também o Dia dos Direitos Humanos. A fundação representa um sonho dos jogadores, que é a possibilidade de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que elas tivessem mais oportunidades e perspectivas de vida. Uma organização cujo nome já misturava a questão do esporte, de seus dois fundadores, com a Letra, relacionando a Educação.

Sobre a REMS:
A Rede Esporte pela Mudança Social foi lançada no Brasil em 2007 por um grupo de organizações da sociedade civil e atores internacionais com o desafio de mobilizar e fortalecer organizações que reconheçam o esporte como fator de desenvolvimento humano. A REMS é resultado de uma parceria do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento – PNUD – e da Nike do Brasil.

Confira toda a programação:

Dia 28/11 – 6ª feira: oficinas esportivas
Tchoukball (8h-10h) – oferecida pela Fundação Gol de Letra
Futebol de Rua (10h30-12h30) – oferecida pela ONG Futebol de Rua

Dia 29/11 (8h-12h) – sábado: dia de esportes aberto à população (Tchoukball – oferecida pela Fundação Gol de Letra, Futebol de Rua – oferecida pela ONG Futebol de Rua e Tênis – oferecida pelo Instituto Patricia Medrado)

Acesse o site: http://rems.org.br/index.php/programacao-semana-internacional-do-esporte-pela-mudanca-social-2014/