Campanha nacional de vacinação termina no próximo sábado, dia 29

Até lá, o Ministério da Saúde quer imunizar 11 milhões de crianças contra paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba

Teve início, no último sábado, a campanha nacional de vacinação contra poliomelite e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Crianças até quatro anos incompletos devem comparecer em um dos mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, sendo 5,9 mil deles só no estado de São Paulo, com funcionamento das 8h até as 17h. A campanha termina no dia 28 de novembro. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, até esse dia, mais de 11 milhões de crianças sejam imunizadas. A meta é atingir 95% do público-alvo.

Para a poliomelite, mais comumente conhecida como paralisia infantil, crianças com idade a partir de seis meses deverão ser vacinadas. A vacina é dada via oral, a famosa “gotinha”, protege contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3), e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O último caso de poliomelite no Brasil aconteceu em 1990. Em São Paulo, em 1988. Porém, no continente africano e asiático a doença ainda é ocasionalmente registrada. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país. A vacina é contra-indicada para crianças com baixa imunidade, infecções agudas ou que possuam hipersensibilidade a algum dos componentes da dose.

Já o sarampo é uma doença causada por vírus e altamente contagiosa. Entre os seus sintomas estão: febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A única maneira de proteger-se é pela vacinação. Além disso, as crianças que não foram vacinadas com a tríplice viral nos últimos 15 meses precisam atualizar o cartão de vacinação. São Paulo não tem nenhum caso de transmissão direta de sarampo desde o ano 2000. Em 2014, foram registrados sete casos importados da doença no estado.

No caso da rubéola, o maior problema é durante a gravidez, uma vez que a doença pode causar óbito do feto. Já a caxumba, pode provocar encefalite e meningite. O composto da tríplice viral é contra-indicado para crianças que tiveram alguma reação anafilática anteriormente. A injeção é feita via subcutânea no braço.

É importante lembrar aos pais ou responsáveis a necessidade de apresentar o cartão de vacinação.

Serviço:
UBS Otávio Rodalho
Rua Tenente Pena, 8 – Bom Retiro

UBS Humaitá
Rua Humaitá, 518 – Bela Vista

UBS Cambuci
Rua Lacerda Franco, 791 – Cambuci

UBS República
Praça das Bandeiras, 15 – República

UBS Sé
Rua Frederico Alvarenga, 259 - Sé