Centro de São Paulo oferece passeios gratuitos o ano todo

Diversão acessível para todos os públicos

As opções de passeios gratuitos não faltam na região central. Por isso, preparamos uma seleção de atrativos para todos os gostos e, claro, passeios ao ar livre, gratuitos e outros gastando menos de R$ 20,00 reais. Para os apreciadores da cidade é essencial uma visita ao Teatro Municipal, localizado na Praça da Praça Ramos de Azevedo. O público pode agendar visitas guiadas, que acontecem de terça a quinta todas as semanas, e incluem também a ida até a Praça das Artes. Aproveite e vivencie a história de dois dos mais importantes prédios da Cidade de São Paulo. As Inscrições acontecem no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.

Já na Av. São João a diversão fica por conta da Galeria Olido, que funciona como Centro Cultural desde 2004, possuindo salas de cinema, leitura e telecentros. Lá os visitantes encontram shows, mostra de filmes, exposições, aulas de dança e um espaço tranquilo dedicado especialmente para a leitura. Ainda na mesma energia dos centros culturais, é possível apreciar e garantir o entretenimento no Centro Cultural de São Paulo, na Rua Vergueiro. Palestras, passeios, exibição de curtas metragens e mostras de cinema fazem parte da programação gratuita. E, para os dias em que você não está tão a fim de sair de casa mais deseja conhecer mais da história e programação é só acessar o +CCSP - http://www.centrocultural.sp.gov.br/ , um espaço onde você encontra todo o conteúdo multimídia produzido neste centro cultural a partir da sua história e memória, seus acervos, seu público, suas políticas públicas e suas programações.

Considerado o centro geográfico da cidade e protagonista de muitas histórias, a Praça da Sé é um dos espaços mais conhecidos da cidade e foi palco de importantes eventos na história do país. O projeto paisagístico foi conduzido na década de 1970 por um grupo de profissionais da Prefeitura de São Paulo liderados pelo arquiteto José Eduardo de Assis Lefèvre. Impossível não passar para contemplar a paisagem e tirar várias fotos.

Outro ponto importante deste roteiro é o MASP, Museu de Arte de São Paulo que possui um acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, atualmente com cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Além dessas raridades o museu conta com exposições, espetáculos dentre outros eventos culturais gratuitos. Aos domingos, das 10h00 às 17:00 horas é possível apreciar a feirinha de antiguidades, no vão livre do MASP, com representações de vários antiquários, que comercializam peças de decoração, joias e obras de arte.

Caminhada

Todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas o centro de São Paulo fica mais animado com a caminhada noturna. O evento que já passou das 300 edições promove um percurso cultural e gratuito, de duas horas, pelas imediações do Teatro Municipal. Aqui, o simples ato de caminhar, observar e contar histórias faz com que percebamos o significado e a grandiosidade desta metrópole.

Feirinha da Liberdade

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, mais conhecida como “Feirinha da Liberdade” foi inaugurada há mais de 33 anos e até hoje agrada a todos. Quem a visita usufrui de momentos agradáveis, relaxantes, divertidos, além de entra em contato com a cultura do Oriente. Os artesanatos chamam a atenção dos visitantes e cada comerciante explica o que é o objeto, sua representação, história, funcionamento e como ele poderá ser útil na vida das pessoas. A parte gastronômica é outro ponto alto da feira que não deixa a desejar, há comida chinesa, japonesa e também culinária brasileira.yakisobas, sushis de vários tipos, sashimis, e bolinhos de peixes podem ser degustados a vontade. O custo depende de cada tenda. A feira acontece aos sábado e domingo: 08h - 18h.


Museu da Energia

Inaugurado em junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.

Sarau Suburbano

Alessandro Buzo transforma toda terça-feira o bairro do Bixiga, no centro em periferia agregando poetas de diferentes regiões. O espaço também conta com uma livraria especializada em literatura periférica e marginal.

Museu da Língua Portuguesa

A estação da Luz abriga o museu que apresenta a história e a dinâmica da nossa língua por meio de vídeos, projeções e totens interativos. No Beco das Palavras, crianças e adultos formam vocábulos a partir de fragmentos que "dançam"; gerando, então, explicações sobre sua origem e seu significado. Há também exposições especiais, que variam de acordo com a proposta de cada época.

Gibiteca

A biblioteca Monteiro Lobato acaba de ganhar uma gibiteca. O acervo chega a 3.500 exemplares, entre gibis, álbuns, mangás, fanzines e RPG. O espaço também irá promover encontros e oficinas sobre quadrinhos.

 


Endereços

Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/n - Republica, São Paulo - SP, 01037-010
(11) 3397-0300

www.teatromunicipal.sp.gov.br

 

Galeria Olido
Av. São João, 473, SP
(11) 3331-8399

www.prefeitura.sp.gov.br/galeriaolido

 

Centro Cutlural de São Paulo
Rua Vergueiro 1000 - CEP 01504-000 tel 3397 4002 - Paraíso São Paulo - SP
ccsp@prefeitura.sp.gov.br

www.centrocultural.sp.gov.br/

MASP
Segunda-feira: fechado
De terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)
Quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30).]
Av. Paulista, 1578, São Paulo - SP, 01310-200
(11) 3251-5644

www.masp.art.br/

 

Caminhada Noturna

Imediações do teatro Municipal
Quintas-feiras às 20h00
Evento permanente
Contato 3256-7909 / 96515-7171

http://www.caminhadanoturna.com.br


Feirinha da Liberdade
Av. Liberdade, 365 - Liberdade, São Paulo, 01503-000
(11) 4339-1578

www.feiraliberdade.com.br

Museu da Energia

Horários de visitação pública:
Terça a sábado: das 10 às 17 horas.
Entrada gratuita
Horários de visitação pública:
Terça a sábado, inclusive feriados: das 10h às 17h.
Entrada gratuita
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3333 5600, ramal 211, ou pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br

http://www.energiaesaneamento.org.br


Sarau Suurbano
Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de Maio, 70Bela Vista - Centro -
(011) 2569-9151
sarausuburbano.blogspot.com


Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/n - Centro, São Paulo - SP, 01120-010
(11) 3322-0080

http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/


Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485Vila Buarque - Centro -
(011) 3256-4122 - Acesso para deficiente - Wi-fi

De segunda a sexta das 8h às 18h
Sábado: 10h, 17h
Domingo: 10h, 14h

http://www.prefeitura.sp.gov.br