Mural da Paulista será revitalizado

Desenho de Rui Amaral é um dos grandes representantes da ocupação de um espaço público a partir da arte

A partir do dia 12 de outubro um dos maiores e mais conhecidos painéis artísticos da cidade será restaurado. O desenho, que remete à ufologia, está localizado na Avenida Dr. Arnaldo com a Avenida Paulista e será revitalizado pelo seu autor, o artista plástico e grafiteiro Rui Amaral, em parceria com a Subprefeitura Sé e o apoio da Tintas Suvinil, Pincéis Tigre e Prefeitura de São Paulo.

A faixa interna de rolamento do complexo viário, no sentido da Paulista, será fechada por oito domingos consecutivos para que o trabalho seja realizado. O restauro do mural contará com uma equipe de três pessoas, além de Rui, e deverá ser finalizado no dia 23 de novembro. Voluntários que aparecerem no local nos dias específicos também poderão auxiliar na pintura.

O projeto faz parte de uma ação da Subprefeitura da Sé que tem por intuito incentivar o trabalho de artistas urbanos no centro de São Paulo, a fim de que a pichação e sujeira da cidade possam ser substituídas por arte. Para esse evento, a Subprefeitura será responsável pelo fechamento da via, limpeza do local e apoio institucional.

Rui Amaral é um dos pioneiros do movimento do grafite no país. Seu trabalho se iniciou no período da ditadura, quando foi repreendido, preso e processado. Atualmente, é visto como representante de uma geração do movimento da arte urbana em São Paulo e tem inúmeros desenhos espalhados pela cidade. O painel do túnel de acesso à Paulista foi criado em 1991, em comemoração aos 100 anos da famosa avenida. Após uma mudança na gestão da cidade, em 1995, o mural foi apagado e, em seguida, restaurado. Em 2004 e 2009, ocorreram os restauros seguintes. Para Amaral, o grafite deve ser enxergado como uma “conquista do espaço público, uma ação livre que não será dominada, e deve ser valorizada”, e o papel da cidade deve ser o de “suporte e incentivo à produção de arte”.