Exposição celebra os 103 anos do Teatro Municipal

As principais histórias do palco da arte em São Paulo no centro da capital até dia 13 de outubro

Localizada no Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), na Rua Formosa, região central, a exposição Comemorativa ao aniversário do Teatro Municipal de São Paulo celebra em grande estilo esta data. A mostra retrata as fases deste patrimônio histórico, que foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

O colecionador Dário Bueno é o curador desta maravilhosa exposição, que é resultado da sua paixão pela cidade e pelas histórias que capital paulista pode nos contar.

São 30 painéis que trazem fotos ampliadas dos principais acontecimentos do Teatro Municipal desde o inicio do século XX. Compõem a mostra catálogos, autógrafos, ilustrações e publicações que foram realizadas ao longo destes anos com célebres figuras, que fizeram parte da rotina do patrimônio histórico, como: Maria Callas, Villa-Lobos, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, entre outros.

O Teatro que nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria do café, continua com suas atividades a todo vapor nestes 103 anos de existência. Em cartaz estão as óperas: Cavalleria Rusticana e I Pagliacci e Tosca de Giacomo Puccini. A Orquestra Experimental de Repertório, também faz parte dos espetáculos no Teatro neste segundo semestre.

Outra novidade é o perfil do Teatro Municipal na rede social Instagram, onde todos os fãs da arte e história podem ficar por dentro dos novos espetáculos, da rotina e curiosidades de cada atração. Confira: http://instagram.com/theatromunicipal

Histórico

O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, em 12 de Setembro de 1911, o Teatro Municipal foi aberto diante de uma multidão de 20 mil pessoas, que se acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava, então, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

Considerada arrojada para a época, a construção recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. Em seu interior, muitas obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores garantem um banquete para os olhos do espectador mais atento.

Duas grandes obras marcaram as mudanças e renovações no Teatro: a primeira, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, restaurou o prédio e implementou estruturas e equipamentos mais modernos.

Serviço
Homenagem aos 103 anos do Teatro Municipal
Rua Formosa, 215 - São Paulo – SP
Horário: 8h00 às 17h00
Período: 11 de setembro a 13 de outubro

Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/n
República - São Paulo - SP
Contato: (11) 2626-0857