Subprefeitura Sé e Sempla discutem o orçamento para a região central em 2015

No encontro foram apresentados os projetos que serão priorizados na execução do plano de metas na região central

Cidadãos da região central, representantes do poder público e membros do Conselho Participativo Municipal (CPM) se reuniram no último sábado, dia 6, na Biblioteca Mário de Andrade, para discutir projetos da prefeitura que serão aprovados para o orçamento de 2015.

Durante a audiência pública, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) apresentaram as propostas nas áreas de educação, saúde e habitação que foram priorizadas nas reuniões do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo (CPOP), formado por agentes públicos, integrantes do CPM e representantes dos conselhos transversais que representam seguimentos como direitos humanos, imigrantes, mulheres e o público LGBTT.

Entre os projetos priorizados na região central estão a criação de um Centro Educacional Unificado (CEU), a flexibilização do horário de funcionamento das creches existentes e a ampliação da rede de ensino infantil no centro; a construção de 2.189 unidades habitacionais na região central, a extensão da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a implantação de um hospital municipal de referência para pessoas que residem no perímetro da Subprefeitura Sé.

Os participantes apresentaram suas ideias e manifestaram suas opiniões sobre as prioridades orçamentárias da região central e cobraram a descentralização das políticas públicas através do aumento da verba orçamentária das subprefeituras e uma maior participação nas decisões das secretariais em âmbito local.

Desativação do Minhocão

Um dos temas mais discutidos foi o destino do elevado Costa e Silva. De acordo com o novo plano diretor, o Minhocão deve ser totalmente desativado nos próximos anos. As opiniões são divergentes quanto à utilização do espaço após sua desativação. Dentre as opções estão a demolição da pista elevada e a criação de um parque linear, como a High Line de Nova York.