Cultura, Educação e Esporte são algumas das áreas beneficiadas pelo Programa de Metas

Conjunto de ações da prefeitura garante melhor qualidade de vida para a população

A cultura, a educação, o esporte e o lazer estão no radar do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo. O segmento cultural terá o reforço de 16 equipamentos culturais que serão construídos, requalificados ou reformados. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população à cultura, por meio de equipamentos e ações, a partir da sua descentralização no território.

Leia também: 

Programa de Metas apresenta propostas de saúde para a região central

Programa de Metas: região da Sé tem ao menos sete propostas na área de desenvolvimento e assistência social

 

O Centro se beneficiará com o a reforma e reestruturação do Edifício da Antiga Sociedade Philarmônica Alemã Lyra, no distrito da Liberdade, que será utilizado posteriormente para atividades culturais. O projeto está na fase de garantia da fonte de financiamento. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura.

No campo da educação, a cidade receberá 243 novos Centros de Educação Infantil (CEIs). Estima-se que o cumprimento da meta gerará em torno de 53 mil vagas. Até abril de 2014 mais de seis mil vagas foram criadas. O projeto educacional dos CEIs se compromete com uma educação não-sexista, não-racista e não-homofóbica. A área central receberá quatro unidades: uma em Bela Vista, outra na Sé e duas no distrito Liberdade.

Já a Secretaria Municipal de Esportes tem como meta promover a prática de atividades esportivas, recreativas e de lazer por 24 horas aos finais de semanas, nas 32 subprefeituras. A equipe de suporte contará com segurança, limpeza e monitores. A capacidade de atendimento varia de acordo com o tamanho do equipamento, mas beneficiará de 400 a até 2.000 pessoas. Pelo programa, o bairro do Cambuci recebeu o CEE Rubens Pecce Lordello.

Além disso, 50 equipamentos esportivos, entre Centros Desportivos da Comunidade (CDC) e Clubes-Escola, serão reformados. Na região central, foram reaqualificados o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – e o CEE Rubens Pecci Lordello. O CEE Tietê, na Sé, será reaberto como centro esportivo gratuito para toda a população e o Estádio Municipal de Baseball Mie Nishi também está entre os locais que serão beneficiados pelo programa.

Programa de Metas

O Programa de Metas 2013-2016 é uma ação criada em março de 2013 pela Prefeitura de São Paulo que tem por objetivo a redução de desigualdades econômicas, sociais e regionais para os moradores da cidade. São propostas, decididas em audiência com as subprefeituras e a partir de sugestões dos moradores da região, que abrangem diversos segmentos importantes para o desenvolvimento do município.


Dos 132 compromissos selados com a população, 108 estão em fase de andamento, 76 já beneficiam a população, 13 foram concluídos e quatro superados. Pelo site PlanejaSampa é possível se informar em relação ao programa e acompanhar o andamento de cada meta. Os objetivos deste novo modelo de planejamento público afetam de maneira positiva a Sé e seu entorno. São 37 propostas inseridas para a região e, destas, 31 estão em andamento.