Programa de Metas apresenta propostas de saúde para a região central

Objetivos do programa trazem ações de relevância para melhoria de atendimento médico em São Paulo

A Prefeitura Municipal de São Paulo apresentou, em março de 2013, o Programa de Metas 2013-2016. A ação é uma exigência da Lei Orgânica do Município de São Paulo desde 2008 e tem por objetivo a superação das desigualdades sociais, econômicas e regionais. Após a apresentação do projeto, foram realizadas diversas audiências públicas para ouvir o que a população gostaria de inserir no plano da cidade.

O processo resultou em 132 compromissos, selados com a população pelo prefeito e implantados ao longo da gestão. Destes, 108 estão em andamento, 76 já beneficiam a população, 13 foram concluídos e quatro superados.

Os detalhes do projeto podem ser visualizados no site PlanejaSampa, onde, inclusive, há como acompanhar o andamento de cada meta. Os objetivos do novo modelo de planejamento público afetam de maneira positiva a Sé e seu entorno. São 37 propostas inseridas para a região, que se referem a diversos aspectos relevantes para o desenvolvimento da cidade.

Saúde

A área da saúde é uma das contempladas pelo programa, e conta com quatro ações que dizem respeito ao centro de São Paulo. Todas elas são conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O foco central dessas metas é trazer à população maior acesso e serviço de melhor qualidade de atendimento médico.

Dentre os projetos, está a instalação de uma unidade da Rede Hora Certa em cada uma das subprefeituras, inclusive na Subprefeitura da Sé. A Rede Hora Certa presta serviços ambulatoriais, apoio diagnóstico e terapêutico e procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte. Enquanto a unidade fixa não fica pronta, uma unidade móvel já se localiza na região central para atender à demanda emergencial.

Além disso, consta a recuperação e adequação de 16 hospitais municipais, incluindo o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. O processo contará com a ativação de 250 leitos, reformas na estrutura física, renovação de equipamentos e mobiliário, adequação do quadro de pessoal através de reformas, garantia de segurança aos trabalhadores e usuários das unidades, melhores condições de trabalho e atendimento e ambientes mais propícios a um atendimento acolhedor e humanizado. A meta já foi cumprida em 47,4%.

Ademais, 43 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão instaladas na cidade de São Paulo. A região central se beneficiará com a UBS Integral Complexo Prates, UBS Integral Bom Retiro e a UBS Integral Cambuci. As UPAs também serão reestruturadas: as unidades HSPM, AMA Sé, Santa Casa de São Paulo, AMA Complexo Prates e PS Municipal Dr. Álvaro Dino de Almeida garantirão retaguarda às urgências atendidas pela Rede de Atenção Básica e também servirão como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192.

Vale lembrar que todas as metas estão em fase de andamento e que deverão ser cumpridas até o fim da atual gestão.