Áreas verdes: preocupação constante da Subprefeitura Sé

Fundamental para a saúde e o bem-estar dos paulistanos, espaços verdes têm acompanhamento cotidiano

Dentre os diversos trabalhos feitos cotidianamente pela Subprefeitura Sé está a conservação de áreas verdes, o que inclui o cuidado às plantas e árvores, bem como a poda, remoção e plantio de espécies numa área que soma cerca de 400 mil metros quadrados.


A Subprefeitura Sé conta com três equipes responsáveis pelas podas e outras três focadas na conservação de áreas ajardinadas. Neste ano, até o momento, foi feito o plantio de 244 mudas arbóreas, a poda de 764 e a remoção de 233 árvores, além da conservação de mais de 1.152 m2 metros quadrados de conservação de áreas verdes. Neste sentido, foram capinados 300 m2, plantados 3.200 m2 de grama e outros 2.230 m2 de plantas ornamentais. Ao mesmo tempo, foi feito ainda o despraguejamento de 2.250 m2 de áreas verdes.


No ano de 2013 foi feita a conservação de mais de três milhões de metros quadrados. Ao todo, foram realizadas 1.714 podas de árvores, a remoção de 621 e o plantio de outras 797. Além disso, mais de 28 mil m2 de praças e canteiros foram revitalizados.


Em geral, o trabalho é feito levando em conta as reclamações recebidas via SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/), pelo telefone 156, nas praças de atendimento das subprefeituras e por meio da constatação da necessidade deste trabalho feita pelas equipes da Subprefeitura Sé.


Com estas informações e de acordo com a urgência de cada caso, é feita uma programação semanal de trabalho nesses locais. Atualmente, há cerca de 1.900 solicitações pendentes sendo programadas para resolução.


A poda e a remoção de árvores são questões que demandam uma avaliação técnica apurada e são feitas estritamente conforme determinações expostas na Lei Municipal 10.365/87, que disciplina o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo existente. Por isso, quando a Subprefeitura Sé recebe uma reclamação ou um pedido de remoção ou poda, é feita uma vistoria por um engenheiro agrônomo para avaliar as condições fitossanitárias (ou a saúde da árvore). Uma vez verificada a necessidade de remoção, é feito um laudo publicado no Diário Oficial. Por lei, é preciso aguardar dez dias para manifestações contrárias.

No caso da poda, é preciso levar em consideração aspectos como a saúde da árvore, a segurança da população, o contato com a rede elétrica e se a árvore está, de fato, em área pública.


A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras já investiu, somente este ano, R$ 78,7 milhões na conservação de áreas verdes da cidade. Atualmente, mais de 150 equipes trabalham, diariamente, para melhorar os espaços públicos ajardinados, que compreendem cerca de 17 milhões de metros quadrados, entre praças, canteiros centrais de avenidas e equipamentos públicos municipais.


Termos de cooperação
No que diz respeito ao cuidado com as áreas verdes, a administração municipal conta com outro importante instrumento: os termos de cooperação, espécie de acordo firmado entre o poder público e a iniciativa privada, cidadão comum ou entidades interessados em adotar uma área.


A cidade de São Paulo conta com mais de 5 mil espaços verdes e 530 deles estão sob os cuidados da iniciativa privada por meio desse instrumento. A Subprefeitura Sé conta com 23 termos de cooperação em vigência, a maioria para a conservação de praças e canteiros.


Para adotar uma área ajardinada, o interessado deve apresentar à Subprefeitura uma carta de intenção e um projeto de intervenção e conservação do local. Além disso, precisa entregar cópias de documentos de identificação – para pessoas físicas – e relacionados à atividade comercial – no caso de pessoa jurídica.
A carta é publicada em Diário Oficial e a proposta é avaliada pela prefeitura. Após a análise, se a sugestão for aceita, o cidadão ou a organização fica responsável pela manutenção do espaço e pode implantar uma ou mais placas – a quantidade varia de acordo como o tamanho da área adotada – com seu nome, associando com uma ação positiva. Mais informações sobre os termos de cooperação podem ser adquiridas no endereço http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/se/termo_de_cooperacao/index.php?p=30529