Campanha de Vacinação contra gripe vai até 9 de maio na cidade de São Paulo

A vacina será oferecida gratuitamente nos postos de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde realiza, até o dia 9 de maio, a Campanha de Vacinação contra gripe na cidade de São Paulo. O objetivo é reduzir os casos de complicações e mortes causados pela doença em idosos, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de seis meses e menores de cinco anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e também portadores de doenças crônicas. Só em São Paulo, a expectativa é de que cerca de três milhões de pessoas sejam imunizadas. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. A Campanha acontece no outono para oferecer proteção no inverno, período em que ocorre maior circulação do vírus influenza.

Em 2013, a cobertura foi de quase 100% e por grupo foi de 88% para adultos com 60 anos ou mais; 86% para as gestantes, 94% para as crianças entre seis meses e menores de 2 anos, 124% para os trabalhadores da saúde e 138% para os indígenas.

O contágio da gripe ocorre de duas formas: por meio de tosses e espirros da pessoa infectada e também por meio das mãos sujas levadas a boca, olhos e nariz, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da capital. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

No sábado, 26 de abril, haverá o Dia da Mobilização Nacional, e 565 postos da rede de saúde, shoppings, escolas e outros locais estarão disponíveis para a campanha. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas durante a Campanha, correspondente a 80% do público alvo.