De Braços Abertos: Prefeitura oferece aulas de jardinagem a beneficiários

Participantes receberão noções de paisagismo, plantio de jardins comestíveis, produção de mudas e compostagem

Vinte beneficiários do programa “De Braços Abertos” foram incluídos na nova etapa do projeto Fábrica Verde – curso de capacitação voltado para a área de jardinagem. Eles receberão noções de paisagismo, plantio de jardins comestíveis, produção de mudas e compostagem (transformação de resíduos orgânicos em adubo), na Escola Estufa Complexo Prates, que fica no Bom Retiro. A aula inaugural aconteceu no largo Coração de Jesus.

O curso com os beneficiários do “De Braços Abertos” terá carga horária de 160 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. A orientação deve ocorrer pela manhã, em um centro de apoio da ONG parceira do programa, a Brasil Gigante, no largo Coração de Jesus. As atividades práticas serão realizadas na Escola Estufa Complexo Prates.

Com os beneficiários capacitados, a Prefeitura deve dar início a uma nova fase do programa, instalando por toda a cidade as incubadoras sociais, isto é, espaços onde eles poderão desenvolver habilidades, criar produtos e, posteriormente, inclusive vendê-los. A ideia é que eles sejam, aos poucos, reintegrados às suas famílias e regiões de origem.

Fábrica Verde

O Fábrica Verde tem como objetivo qualificar profissionais na área de jardinagem, desenvolvimento de produtos similares, inclusive compostagem e abordagem de cultivo vertical, além de ensinar os participantes a realizar teto verde sustentável.

O projeto é organizado pelas secretarias municipais do Trabalho, de Educação e do Verde e Meio Ambiente. Atualmente, o programa está em curso em dois CEUs da cidade – Três Pontes (São Miguel Paulista) e Jambeiro (Guaianases), ambos na zona Leste. Para se inscrever, os interessados devem ter no mínimo 16 anos e cursado até a 4ª série do ensino fundamental.

‘De Braços Abertos’

Iniciado no dia 14 de janeiro, o projeto oferece vagas em hotéis, três refeições diárias, participação em uma frente de trabalho de varrição por quatro horas diárias, duas horas de capacitação e renda de R$ 15 por dia. Os beneficiários estão sendo acompanhados individualmente. O objetivo é reintegrar os indivíduos à sociedade.

Durante a implantação do programa, a Subprefeitura Sé convocou 50 agentes ambientais para os serviços de limpeza e coleta de resíduos na região. Além disso, 11 caminhões e duas máquinas pá carregadeiras foram usados para ajudar na remoção de objetos. A equipe de zeladoria urbana da subprefeitura e duas equipes de manutenção de vias compostas por técnicos, pedreiros e ajudantes também foram acionadas para realizar reparos necessários durante a ação.

Dados das equipes de saúde divulgados no acompanhamento de 2 meses indicam a redução de 50% a 70% no consumo de médio de crack, como consequência, entre outros fatores, do resgate social e de atividades que organizam a rotina diária. No geral, 86% dos participantes conseguem manter frequência regular nas frentes de trabalho, segundo as equipes de acompanhamento. As faltas ocorrem, geralmente, por motivo de recaídas, exaustão física, doença ou turbulências na vida social dos beneficiários.