Paulistanos já podem acompanhar realização de Plano de Metas pela internet

Agora todo cidadão pode acompanhar o andamentos de cada etapa das 123 metas propostas no Programa de Metas 2013-2016. As metas podem ser monitoradas por todo cidadão através do site: http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas. No momento os dados disponíveis no sistema são referentes a dezembro de 2013. A próxima atualização será realizada em maio de 2014.

O grande esforço do site é ser amigável com o usuário, disponibilizando as informações com clareza e facilidade e permitindo que o cidadão tenha acessos às informações a partir de suas necessidades. O sistema possibilita a filtragem de metas por subprefeitura, por CEP, por temas, e, quando for o caso, apresenta mapas de localização de equipamentos e ações. Outra possibilidade é inscrever-se para receber notificações sobre o andamento de uma meta por e-mail.

Entre as metas previstas para a região central estão a requalificação dos calçadões, do vale do Anhangabaú, do entorno do Mercado Municipal e do parque Dom Pedro II. A meta 73, que prevê a implantação de conexão wi-fi aberta com qualidade e estabilidade de sinal, já está em curso. O Pateo do Collegio e o Mercado Municipal são os locais do centro onde esse serviço já está disponível.

Programa de Metas

O Programa de Metas da capital foi elaborado de maneira participativa. Em abril de 2013, o prefeito Fernando Haddad apresentou a primeira versão do programa, estruturado em três eixos temáticos: “Compromissos com os Direitos Sociais e Civis”, “Desenvolvimento Econômico Sustentável com Redução das Desigualdades” e “Gestão Descentralizada, Participativa e Transparente”.

A partir deste documento, foram realizadas, ao longo de 2013, um total de 99 audiências públicas, abrangendo todas as subprefeituras da cidade, com a participação de aproximadamente 11 mil pessoas, que apresentaram quase 10 mil sugestões de aprimoramento, modificação ou inclusão de metas. O resultado deste trabalho foi a incorporação de 28 metas e a inclusão de um novo objetivo, totalizando 123 metas e 20 objetivos.