Imigrantes residentes são eleitos para integrar o Conselho Participativo da cidade

Eleições realizadas neste domingo (30) escolheram 20 conselheiros que vão representar os estrangeiros residentes em São Paulo em 19 subprefeituras. A iniciativa é inédita na cidade

O Conselho Participativo Municipal abriu um espaço inédito de participação dos imigrantes na decisão dos rumos da cidade. No ultimo domingo, 20 conselheiros foram eleitos para representar os estrangeiros de São Paulo em 19 subprefeituras. O resultado será publicado no site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Com mandato de dois anos, os imigrantes eleitos participarão das discussões do órgão consultivo. Cada subprefeitura com pelo menos 0,5% de estrangeiros em sua população abriu uma vaga de conselheiro. A subprefeitura Sé, por ter mais de 10 mil imigrantes residentes nos seus distritos, elegeu dois conselheiros.

A quantidade de conselheiros foi determinada de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE).

Na eleição que aconteceu ontem, os imigrantes votaram em apenas um candidato da região onde residem. .As subprefeituras do Butantã, Campo Limpo, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente terão um conselheiro imigrante. O papel dos conselheiros é exercer o controle social no planejamento, fiscalizar as ações e gastos públicos nas regiões e sugerir ações e políticas públicas.

Conselho Participativo

Instituído pelo prefeito Fernando Haddad, o Conselho Participativo Municipal tem entre 19 a 51 membros por bairro, de acordo com o tamanho da população, sendo em média, um representante para cada 10 mil habitantes nas 32 subprefeituras. As eleições para o Conselho aconteceram no dia 8 de dezembro, reuniram quase 3 mil candidatos e mais de 120 mil cidadãos puderam votar em até cinco representantes de seu bairro. Os 1.113 eleitos foram empossados no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade.