Festas, música e culinária representam a Bela Vista

O bairro conhecido por receber italianos, possui traços dessa cultura nas ruas

O distrito da Bela Vista  começou a ser formado em junho de 1878, quando um loteamento do terreno foi colocado à venda no jornal da cidade. A região ficou famosa por receber imigrantes de origem italiana no começo da sua colonização. O café era o carro chefe da economia local, mas estes imigrantes não desejavam morar no interior de São Paulo, perto das fazendas de café. Então decidiram comprar os terrenos, que eram de baixo custo.  
 
Composto pelos bairros do Morro dos Imigrantes e Bexiga, esta última área é a mais conhecida e surgiu em outubro do mesmo ano. As ruas estreitas e com subidas e descidas pareciam os vilarejos da Itália. Depois de 1890, imigrantes portugueses, espanhóis e mais italianos chegavam ao Bexiga.
 
O local é conhecido pelo samba de Adoniran Barbosa, frequentador da região e músico que retratava a cidade de São Paulo nas canções. Lá também está o galpão de uma escola de samba do carnaval paulistano. A música ainda está presente na região. Outra atração do Bexiga são as  cantinas italianas. A Rua Treze de Maio concentra maior parte delas. Tradicionais, elas tomam o bairro e preservam a tradição italiana.
 
Todos os anos, o bairro realiza a tradicional festa da Nossa Senhora de Achiropita. Com canções e comidas típicas da Itália, as ruas ficam cheias de visitantes e barracas. A comemoração é sempre é realizada nos finais de semana do mês de agosto.  
 
Para manter e preservar a história e arquitetura do bairro, a região foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de São Paulo em 2002. Com 135 anos de história, a Bela Vista não abriga mais tantos italianos como antes.  
 
Além da festa, quem visita o distrito pode visitar a Casa de Dona Iá Ia, o museu do óculos, a feirinha de antiguidades aos domingos na praça Dom Orione, a Vila Itororó e as casas que foram pintadas na Rua Conselheiro Carrão.