O verde marca presença em diversas praças e parques na região Da Sé

Para aproveitar o tempo livre, praticar esportes, encontrar amigos e se divertir, os paulistanos saem em busca das áreas verdes da cidade. Os parques e praças são algumas das opções de lazer mais procurados. Mais do que um local de passagem, o Centro possui mais de 100 opções de áreas verdes entre praças, canteiros e parques abertos ao público.
O “Dia da árvore”, 21 de Setembro é comemorado praticamente com a chegada da primavera – 23 de setembro - Entre as espécies da região, destacam-se pela beleza e quantidade o Ipê rosa, amarelo e branco, além da Seringueira e a Amoreira.

Conheça um pouco sobre os parques na região da Subprefeitura Sé:

Jardim da Luz
Localizado em dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Jardim da Luz, em frente à Estação da Luz, recebe uma média de 9 mil freqüentadores nos finais de semana e feriados. É o parque público mais antigo da cidade. Possui uma área verde de mais de 100 mil metros quadrados, com direito a coreto, playground, equipamento de ginástica, exposição permanente de esculturas, lago, entre outras opções.

Para quem gosta de flores, o local reúne mais de 165 espécies, como magnólia-branca, com pétalas brancas e miolo amarelado, a árvore guatambu, pau-ferro e o roseiral, além de plantas ameaçadas como cambuci e palmito-jussara. Além disso, um dos moradores mais antigos do parque é o famoso Jatobá, com mais de 130 anos. O Jardim da Luz também é a casa de bichos- preguiça e muitas espécies de aves. O lago em formato de cruz de malta é rodeado por oito esculturas que representam as quatro estações do ano.

Serviço:
Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro
Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h
(abre às 5h para atividades físicas)
Fone/Fax: (11) 3227-3545

Buenos Aires
Em meio à movimentada Avenida Angélica, o parque, que era praça até 1992, chega a receber mais de 2 mil pessoas nos finais de semana. De segunda à sexta, no entanto, o local é espaço de lazer para crianças, estudantes e idosos. Com 25 mil metros quadrados, o parque ainda oferece espaço para os pets, playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras e pranchas).

Fora isso, esculturas francesas em bronze e mármore são atrativos à parte. As árvores são abrigos de aves como tico-tico, periquito-rico – também visto nas copas de palmeiras na região do Parque D. Pedro II – e os conhecidos pardais.

O paisagismo é composto por árvores como jequitibá-rosa, pinheiro-bravo, que pode atingir até 40 metros de altura, o ipê-amarelo, espécie brasileira que já começou a mostrar suas flores aos paulistanos. Das 73 espécies de árvores registradas no local, o pau-brasil, a peroba e o pinheiro-do-paraná estão ameaçados.

Serviço:
Avenida Angélica, s/nº (altura do nº 1500) – Higienópolis
Funcionamento: diariamente das 6h às 19h
Fone/Fax: (11) 3666-8032

Parque da Aclimação
Localizado em um dos bairros mais antigos da região, o parque da Aclimação, que já foi conhecido como Jardim da Aclimação, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e recebe, nos dias mais movimentados, de 3 a 5 mil visitantes.

Lá se reúnem mais de 80 espécies de animais, como borboletas, peixes e anfíbios. Os visitantes podem também conhecer os bosques do parque, as áreas ajardinadas com espécies nativas e exóticas. Dentre as 88 espécies de árvores registradas estão a amoreira, jabuticabeira, jacarandá-mimoso, leiteira-de-espinho, magnólia-branca, entre outras.

Serviço
Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h
Fone/fax: (11) 3208-4042

Subprefeitura Sé reforma praças e região do Parque D. Pedro
Nos últimos seis meses, a Subprefeitura fez um trabalho de restauro nas praças Julio Mesquita, localizada no triangulo viário formado pela avenida São João, alameda Barão de Limeira e rua Vitória,  e praça Alfredo Issa, no cruzamento da avenida Senador Queirós com a avenida Cásper Líbero. Além disso, inaugurou o sinal de internet na praça Dom José Gaspar e começou a elaborar um projeto de recuperação da praça Ulisses Guimarães, localizada na região do Parque D. Pedro. O local tem 36 mil metros quadrados e receberá policiamento 24 horas por dia, paisagismo e iluminação apropriada.

Festival Cultivar
A primavera começa no dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro e é nessa época que as árvores e flores chamam a atenção daqueles que passam apressados pelas ruas. E para “celebrar” esse período mais colorido do ano, a partir do dia 15 de setembro acontece a quarta edição do Festival Cultivar, que oferece atividades gratuitas ao público em diversos parques da cidade. A abertura será no Parque Trianon, das 9h às 12h30 onde acontece um passeio com direito a piqueniques e outras atividades. Outros locais que recebem o evento são os parques Villa Lobos, Água Branca, Jardim da Luz e Buenos Aires. O festival vai até o dia 22.