Novas exposições da Passagem Literária fazem homenagem à cidade de SP

A Passagem traz, até o dia 31 de janeiro, obras que representam o Centro de SP por meio da arte. As telas de Sinval Medeiros e os painéis elaborados por Dario Bueno são uma homenagem aos 455 anos da cidade.

A Passagem Literária da Consolação abre o ano com duas diferentes exposições que retratam bem a cidade de São Paulo. Na parede da Passagem pode ser vista a mostra de telas Arte Tutorial e Primitiva, de Sinval Medeiros, enquanto na vitrine fica exposta A São Paulo de Ramos de Azevedo e Felisberto Ranzini , painéis inéditos elaborados por Dario Bueno. As exposições, que têm como tema o Centro e juntas homenageiam o 455º aniversário da cidade, são realizadas pela Associação Via Libris de Livreiros com o apoio da Subprefeitura da Sé e ficam até 31 de janeiro na Passagem.

As 32 telas expostas em Arte Tutorial e Primitiva são do artista autodidata Sinval Medeiros, que utiliza seu estilo através da pintura naïf para representar os principais prédios e paisagens do Centro, como o Vale do Anhangabaú, onde iniciou a carreira como pintor, e realiza o dom do trabalho artístico em acrílico sobre tela.

A São Paulo de Ramos de Azevedo e Felisberto Ranzini apresenta 20 painéis feitos por Dario Bueno com a técnica da plotagem, ampliação e reprodução de imagens que remetem ao trabalho e às obras realizadas na região central pelo engenheiro e arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo, e seu principal colaborador e também pintor Felisberto Ranzini. São reproduções inéditas de documentos, fotografias dos autores e construções à época, como Teatro Municipal e Palácio do Governo, que relembram e homenageiam a cidade de São Paulo pelos 455 anos que completa.

 

Passagem Literária
Idealizada pela Subprefeitura da Sé com o objetivo de transformar um antigo corredor subterrâneo em espaço cultural, o local, que antes estava depredado, foi reformado em 2005. A passagem foi entregue ao público em novembro do mesmo ano e desde então abriga programação cultural variada realizada pela Associação Via Llibris de Livreiros, - nove vendedores de livros usados, que cuidam da manutenção do local e mantém a banca de livros usados.


Serviço
Exposições Arte Tutorial e Primitiva, de Sinval Medeiros, e A São Paulo de Ramos de Azevedo e Felisberto Ranzini, de Dario Bueno


Data: Até 31 de janeiro
Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h

Local: Passagem Literária da Consolação - rua da Consolação, esquina com a Avenida Paulista (metrô Consolação)
Grátis