Nova Luz terá operação com foco voltado para Saúde e Assistência Social

A partir desta quarta-feira (20), começa na região da Nova Luz a 12ª operação de combate a irregularidades, tráfico e consumo de drogas.

A força-tarefa conta com efetivo de mais de 100 pessoas entre homens da Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde e Subprefeitura Sé.

Os dependentes químicos terão atenção especial e receberão atendimento de uma equipe médica do Programa Saúde da Família, formada por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, treinada para lidar diretamente com pessoas em situação de rua. O grupo atuará em conjunto com agentes de proteção social e vai percorrer toda a região, fazendo abordagens, verificando problemas de saúde e dando encaminhamento médico a todos os casos. Após passar pelos equipamentos de Saúde, agentes de Assistência Social farão o encaminhamento destas pessoas para casas de acolhida e centros de referência da criança e do adolescente.

O perímetro da operação é compreendido entre as ruas Mauá, Alameda Cleveland, Alameda Nothmann, Rua Barão de Campinas, Avenida Duque de Caxias, Avenida São João, Avenida Ipiranga e Rua Cásper Líbero. A operação terá duração de 24 horas por dia.

Histórico

Desde 2005, 11 mega-operações de combate a irregularidades foram realizadas na área da Nova Luz. Essas ações resultaram na fiscalização de mais de 500 estabelecimentos comerciais, dos quais 212 foram fechados e 45 regularizaram a situação, e cerca de 21.450 abordagens feitas pelas polícias Civil e Militar, além de 130 fugitivos recapturados.

Serviço

12ª Operação Nova Luz

Data: 20 de agosto de 2008

Horário: a partir das 8 horas

Base da operação: sede da Guarda Civil Metropolitana – Rua General Couto de Magalhães, 444 – Luz.