Complexo Prates é inaugurado para trabalho integrado com dependentes quimicos

Equipamentos de saúde pública e assistência social estão juntos para tratamento e recuperação de pessoas em situação de rua

São Paulo ganhou seu primeiro equipamento que vai reunir ações de saúde pública e assistência social no tratamento e recuperação de dependentes químicos nesta terça-feira (27). O Complexo Prates terá seus tratamentos destinados a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social na região central da cidade.

Construído pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o complexo está na rua Prates, 1101, no distrito do Bom Retiro. O equipamento será um centro especial de acolhimento, dotado de Espaço de Convivência Dia para Adultos, abrigo para menores, Centro de Acolhida 24 horas, Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas (CAPS III AD) e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas.

O objetivo de implantar um Complexo no centro de São Paulo é facilitar o tratamento e a assistência dada aos dependentes químicos, fortalecendo o combate à dependência e o trabalho conjunto entre Saúde e Assistência Social que já é realizado na região.

O novo espaço

Instalado em uma área total de 16 mil m², o Complexo vai oferecer um Espaço de Convivência Dia para Adultos com 3.200 m² e capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia. Além de criar vínculos e conquistar a confiança para que os usuários aceitem os serviços oferecidos, o espaço oferecerá atividades lúdicas, esportivas, oficinas, Telecentro, sala de leitura, jardinagem e, principalmente, psicólogos e assistentes sociais; um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigo) com 20 vagas e um Centro de Acolhida para Homens 24hs, com 120 leitos. Caso a aceitação seja superior às vagas disponíveis, os usuários serão encaminhados para um dos 59 Centros de Acolhida e 132 abrigos da Prefeitura instalados em todas as regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde contará com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com 850m² de área útil, ambos com funcionamento 24 horas, com mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação. A proposta da SMS é acolher o usuário a partir dos serviços sociais e de apoio, facilitando sua aceitação e adesão ao tratamento de saúde e da dependência.

A unidade terá capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia, em acompanhamento. A unidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e atenderá pessoas com transtornos decorrentes do uso e dependência de drogas, principalmente o crack. A unidade também terá nove leitos para acolhida e monitoramento, que funcionarão 24 horas. Será o 23º CAPS AD do Município e o 70º inaugurado.

Outros serviços do complexo

O Complexo Prates contará também com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), a 118ª da rede. A unidade funcionará 24 horas por dia, de segunda a segunda, e pretende fazer, em média, 5 mil atendimentos mensais. A AMA presta atendimento sem necessidade de marcação de consulta, ou seja, fica sempre com as portas abertas à população.

Além dos serviços de saúde e assistência social, o Complexo Prates também contará com o Programa Escola Estufa Lucy Montoro, pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria e administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES). O programa tem como objetivo formar multiplicadores do sistema para manejar hortas comunitárias, estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas e espécie para paisagismo. A Escola Estufa instalada no complexo será a 9ª Escola entregue aos munícipes da cidade de São Paulo.



Fonte: Secretaria de Comunicação