Faixa de pedestre na Avenida Paulista é readequada por segurança

CET recuou a faixa de segurança no cruzamento com a Rua Plínio Figueiredo; medida evita que os carros permaneçam sobre a faixa

A Companhia de Engenharia de Trafego (CET) readequou a posição da faixa de pedestres, na confluência da Avenida Paulista com a Rua Plínio Figueiredo. Para garantir uma travessia mais segura ao pedestre, a companhia recuou a faixa de segurança naquela esquina. Trata-se de mais uma iniciativa do Programa de Proteção ao Pedestre (POT), com ações de cunho educativo de respeito ao pedestre.

A medida evita que os carros permaneçam sobre a faixa para acessar a Avenida Paulista, uma prática comum anteriormente naquele trecho que comprometia a passagem dos pedestres. Para a troca da faixa não houve necessidade de execução de obra, bem como rebaixamento de guias e calçadas e não haverá nenhuma alteração na travessia de pedestres que cruzam a calçada na Avenida Paulista. Vale lembrar que o objetivo da CET é diminuir o número de autuações, que entre 8 de agosto e 3 de setembro atingiram 8,6 mil multas, em relação aos motoristas que não estão respeitando os pedestres por meio de ações educativas.

Levando em consideração as características de trânsito local, tal como fluxo de pedestres e os demais conflitos entre veículos e pedestres, a CET seguirá estudando possibilidades de implantação de ações operacionais como essa em outras regiões da Cidade. Esta é mais uma ação do POT, que conforme pesquisa realizada pela CET em cruzamentos da região central e da Avenida Paulista, o número de motoristas que respeitam o pedestre passou de 10% para 25%, entre julho e agosto deste ano. No dia 19 de setembro, a fiscalização a motoristas que desrespeitarem os pedestres será intensificada em toda a cidade.