CET padroniza velocidade no corredor Leste-Oeste

Velocidade será uniformizada em 60 km/h, para proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 33,8 quilômetros da via

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade no corredor Leste-Oeste, a partir do dia 1º de abril. A via abrange as avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas.

Quem circular pelos 33,8 quilômetros do corredor a partir de abril terá de andar até 60 km/h. Com a nova regulamentação de velocidade, a CET vai aumentar a segurança no Eixo Leste-Oeste, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes. Os dados são baseados em estudos técnicos da CET, que indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste. Também nas duas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades serão uniformizadas em 60 km/h.

Para que as novas regras sejam seguidas, estão sendo implantadas 293 placas de regulamentação de velocidade, 23 de advertência e 19 educativas. Os usuários dessas avenidas também serão avisados da mudança por meio de 36 faixas informativas colocadas ao longo do corredor. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 1º de abril, nos veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.

Mais mudanças

Algumas vias da região central já têm padronização de velocidade programada. São elas: o trecho Norte do Eixo Norte-Sul, das avenidas Luis Dumont Villares, General Ataliba Leonel e Santos Dumont até o Vale do Anhangabaú; o trecho Sul do Eixo Norte-Sul, nas avenidas Washington Luís, Interlagos e Senador Teotônio Vilela; o Eixo Cruzeiro do Sul, na avenidas do Estado e Abraão de Morais; no Contra Rótula, na avenida Duque de Caxias e rua Mauá; e no Eixo Braz Leme, nas avenidas Pacaembu e Avenida Rio Branco.