1ª Varreata do Bom Retiro mobiliza a população por um ambiente mais limpo

A ação teve como objetivo reduzir os pontos de descarte irregular de lixo e grandes objetos através da divulgação dos serviços existentes

Na manha desta sexta-feira, dia 15, aconteceu a 1ª Varreata do Bom Retiro. Moradores, associações e entidades que atuam no bairro fizeram uma varrição junto com uma passeata para conscientizar a população local sobre o descarte correto de resíduos. A ação é uma iniciativa da Subprefeitura Sé em parceria com Profissionais de Saúde, a Inova, empresa contratada para executar os serviços de limpeza na região central e demais entidades que atuam na região.
O objetivo da ação é reduzir os pontos de descarte irregular de lixo, entulho e grandes objetos através da divulgação dos diversos dispositivos existentes na região como a Operação Cata Bagulho, que acontece semanalmente, os Ecopontos e os serviços rotineiros de coleta, varrição e limpeza no bairro.
A ação também teve o apoio da Unidade Básica de Saúde – UBS Boracea e do Centro Saúde Escola Barra Funda. Esses também serão os pontos de partida para os colaboradores que percorrerão as ruas do bairro até a Eco Praça que fica na esquina da rua General Flores com a avenida Presidente Castelo Branco. Inaugurada em dezembro de 2015 a Eco Praça é um antigo ponto vicioso de descarte irregular de objetos que foi transformado em uma área de consciência ambiental e centro de convivência para moradores.
Neste ponto foram montadas tendas de entidades parceiras que ofereceram serviços como entrega voluntária de roupas, calçados, eletrônicos, livros usados e óleo para doação e reciclagem; oficinas de desenhos e artesanato com filtros de café e garrafas pets, organizada pelo Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio - SASF BOM RETIRO / UNIBES.
Também foram realizadas orientações sobre cuidados no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika virus.
A ação também contou com participação e apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), dos sindicatos dos Comerciários de São Paulo e dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Limpeza (Siemaco), da Igreja Batista do Bom Retiro, da Ecotrônico, do Conselho de Segurança Bom Retiro (Conseg), e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

 

1ª Varreata do Bom Retiro
Dia 15 de Abril, a partir das 10h
Local: Rua General Flores com a Avenida Presidente Castelo Branco – Eco Praça do Bom Retiro