Água de reuso garante economia na lavagem de ruas da região central da Cidade de São Paulo

Nas ruas de São Paulo são usados dois tipos de caminhões com capacidade para armazenar até 12 mil litros

A região central é um local de intensa circulação de pessoas e, por decorrência disso, ampla geração de lixo. A rotina de limpeza de alguns pontos emblemáticos da região central mostra a dimensão do trabalho realizado diariamente apenas pela Subprefeitura Sé. O Pátio do Colégio e a Praça da Sé, por exemplo, chegam a ser limpos dez vezes ao dia. Já a Avenida Paulista é varrida em média seis vezes ao dia.

Após a varrição das vias a empresa contratada pela subprefeitura usa caminhões pipa para lavar as ruas, de acordo com a necessidade do local. Em São Paulo os locais públicos são lavados em virtude da necessidade de limpeza dos espaços, visto que nem sempre a varrição dos mesmos é o suficiente para a total limpeza e eliminação de odores.

Para executar os serviços de lavagem de ruas, praças e monumentos da região central, as equipes de limpeza da Subprefeitura Sé aproveitam água de reuso fornecida pela Companhia Paulista de Saneamentos Básico de São Paulo (Sabesp). Ela é utilizada nos processos que não requerem água potável, mas sanitariamente segura, garantindo o uso racional deste recurso.

A água utilizada vem normalmente do esgoto e, por meio das estações de tratamento, são reutilizadas em limpeza de locais públicos, refrigeração de equipamentos e geração de energia. Além disso, os agentes ambientais trabalham com equipamentos modernos e econômicos, como os caminhões pipa e antares com bombas acopladas para aumentar a pressão e reduzir a quantidade de água por lavagem.

É importante ressaltar que a população pode contribuir com a limpeza, conservação e fiscalização do espaço público, acionando a administração municipal por meio de três canais de atendimento: o serviço de atendimento ao Cidadão (SAC), disponível no portal da Prefeitura através do endereço sac.prefeitura.sp.gov.br , o telefone 156 ou na Praça de Atendimento da Subprefeitura Sé, que fica na Rua Álvares Penteado, 53.