Região da 25 de Março é foco de ações positivas da Subprefeitura Sé

Referência do comércio popular, região tem sido alvo de ações que vão da apreensão de produtos ilegais à limpeza e conservação

Considerando a centralidade e a importância da Rua 25 de Março e seu entorno para a economia e geração de emprego e renda em nosso município, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, tem atuado intensamente na região. São diversos os serviços e ações realizados diariamente a fim de garantir o bem-estar dos comerciantes e daqueles que circulam e vivem por ali.

Na madrugada do último dia 24 de setembro, por exemplo, aconteceu uma grande operação para apreender produtos falsificados na Rua Barão de Duprat. Durante a ação, que durou pouco menos de três horas, foram apreendidos cerca de 400 mil CDs e DVDs, 492 sacos de 120 litros com brinquedos e cigarros e nove veículos estacionados em locais proibidos e que guardavam produtos de comércio irregular. Além disso, foi feita uma prisão por violação de direito autoral. A ação contou com um efetivo de 55 agentes da Subprefeitura Sé em cinco caminhões em um guincho; 80 policiais militares em 20 viaturas; 90 guardas da GCM em 18 viaturas; 40 policiais civis e 20 agentes da CET em duas viaturas e três guinchos. 

Ademais, a subprefeitura conta com a Operação Delegada, que abrange até 170 policiais militares e duas equipes com seis agentes de apoio em cada uma. De janeiro até agosto deste ano, já foram realizadas 14.249 apreensões na Rua 25 de Março por meio desta operação.

A limpeza também tem sido foco da subprefeitura na região, com maior ênfase a partir de dezembro de 2013, quando se iniciou o programa Centro Limpo. Diariamente, são realizadas dez varrições com cerca de 20 colaboradores. Após as 18 horas, são acrescidos outros 20 colaboradores para garantir a limpeza das vias após o fechamento das lojas. Há, também, a utilização de um carro elétrico para a coleta de resíduos e sacarias de varrição, evitando assim que os sacos fiquem expostos na calçada. Todos os dias são retirados cerca de 10 toneladas de resíduos da Rua 25 de Março e arredores. Além disso, é feita a limpeza de bueiros frequentemente.

A SubSé também participa de outras intervenções positivas na área. Somente nos últimos seis meses foram tapados 50 buracos na Rua 25 de Março e uma audiência pública específica sobre a 25 de Março também já faz parte do planejamento de ações da Subprefeitura Sé. O objetivo é debater melhorias para a região, inclusive com a proposta de um calçadão com quiosques, ilha para descanso e vegetação provisória.