Serviços e atendimentos no Bom Retiro consolidam Ação Integrada da Sé

Mutirão da Subprefeitura Sé envolveu diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atender demandas levantadas pela população

A Ação Integrada da Subprefeitura Sé vem se consolidando como importante programa de serviços para os bairros e como instrumento fundamental para ampliar o diálogo entre as diversas esferas do poder público e deste com a população. Em sua segunda edição, atendeu o bairro do Bom Retiro nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Durante esses três dias, foram realizados diversos serviços apontados como necessários pela população durante audiência pública feita no dia 4 de setembro.

A chuva acabou comprometendo parte dos trabalhos, mas aquilo que não pôde ser realizado nesses dias seguirá sendo feito nos próximos. Num balanço ainda preliminar, já é possível avaliar como exitosa a atuação dos órgãos públicos e dos parceiros da sociedade civil na ação.

A Subprefeitura Sé construiu ou reconstruiu onze rampas de acessibilidade, em ruas como Afonso Pena, da Graça, Júlio Conceição, Prates e Ribeiro de Lima, entre outras. O serviço ainda será terminado, totalizando 18 rampas.

Além disso, a Sé fez a limpeza de 514 bocas de lobo em diversos locais tais como as ruas dos Italianos, José Paulino, Aimorés, Silva Pinto, Três Rios, Jaraguá e Javaés. Também foram feitas 34 podas de árvores em logradouros como as ruas Benedita de Sá Barbosa, Odete Sá Barbosa, Mamoré e Praça Coronel Fernando Prestes. Soma-se a este número a poda de outras 129 árvores na Praça Armênia, cujo trabalho foi iniciado antes dos três dias do mutirão.

Também foram feitas ações de conservação de áreas verdes na Praça Coronel Fernando Prestes, plantio de mudas arbóreas na Rua Prates, onde também foi realizada a capinação e a poda de coroas-de-Cristo, e a capinação com plantio de 380 rabos-de-raposa e 300 eresinas na Rua da Graça. A praça Embaixada Nordestina e a rua Sérgio Tomas também receberam serviços de conservação de áreas ajardinadas.

Outra ação de destaque da Subprefeitura Sé foi o fechamento de 34 buracos na avenida Santos Dumont, nas ruas Prates, da Graça, Anhaia, dos Italianos, Jaraguá, Visconde Taunay, Newton Prado e Amazonas.

No que diz respeito à limpeza urbana, a Amlurb coletou ao todo mais de 18 mil quilos de resíduos de varrição. Outros 32 mil quilos de objetos volumosos e entulhos foram recolhidos nesses três dias de serviços concentrados. Ao todo, 4.710 quilos de sujeira foram retirados de 301 bueiros.

A Ação Integrada fez ainda a retirada de dezenas de banners e faixas promocionais e 13 veículos sob suspeita de estarem abandonados foram adesivados. Bares que apresentavam problemas relacionados à alta emissão de ruídos, bem como ao uso irregular de mesas e cadeiras nas ruas e à falta de alvará também foram fiscalizados e autuados.

A Ilume trocou iluminação de travessia de pedestres sobre a linha férrea da CPTM entre as Ruas Capistrano de Abreu e a Rua Luigi Greco, além de implementar melhorias na iluminação do Parque da Luz, o que contribui para amenizar problemas relacionados à segurança, apontados pelos moradores.

Ao longo desta semana, também foram retiradas as grades das avenidas Tiradentes e Santos Dumont e foi feito o plantio de grama em seus canteiros centrais. Já no Parque Dom Pedro II está sendo feita a escarificação para posterior plantio de grama em área antes ocupada por tendas. No dia 11 de setembro, uma ação da Prefeitura de São Paulo transferiu cerca de 200 pessoas daquele local para hotéis na região central como parte do programa Autonomia em Foco.

Outras questões como tráfego de ônibus em determinadas ruas do Bom Retiro e problemas de fiações expostas de concessionárias de telecomunicações estão no foco da Subprefeitura Sé para resolução em breve. A CET também contribuiu com a Ação Integrada promovendo ações específicas em ruas diversas.

Praça de Atendimento

Por fim, cabe destacar o atendimento feito à população bem como as atividades culturais e esportivas realizadas no dia 27 na Praça Coronel Fernando Prestes e que reuniram centenas de pessoas ao longo do dia. A tenda da Sé contou com a presença do subprefeito Alcides Amazonas, que passou o dia no local dialogando com os moradores. A Praça de Atendimento da Sé recebeu ainda diversas solicitações sobre temas variados como poda e plantio de árvores, atenção a moradores de rua, fiscalização de estabelecimentos comerciais entre outros.

A Guarda Civil Metropolitana teve bases móveis de mediação de conflitos, da Campanha do Desarmamento e atendimento do programa Guardiã Maria da Penha. A Secretaria de Políticas para Mulheres participou com unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência e com informações sobre autonomia econômica.

A Secretaria Municipal de Saúde fez testes de HIV, sífilis, glicemia e tuberculose; aferição de pressão arterial; orientação sobre dengue e leptospirose; distribuição de preservativos; vacinação de gripe; orientações sobre câncer oral feito pelo Centro de Especialidades Odontológicas e confeccionou Cartão SUS.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social intensificou as visitas domiciliares e a abordagem a pessoas em situação de rua. O SEBRAE-SP levou orientações sobre empreendedorismo e o Instituto Embelleze ofereceu cortes de cabelo e esmaltação gratuitos. Também foi feito atendimento quanto à regulação migratória. Foram realizadas ainda partidas de futebol, roda de samba e sarau, apresentações folclóricas, musicais e de capoeira.

Ações integradas

A Ação Integrada do Bom Retiro é a segunda da série que irá percorrer todos os oito distritos da Sé. Sempre antecedido de audiência pública no bairro, o programa visa a responder, num curto espaço de tempo, as principais demandas levantadas pela população local. Outros problemas de maior complexidade ou que exigem maior tempo de execução são também encaminhados para resolução posterior. A primeira destas ações aconteceu em agosto no bairro da Bela Vista.

A Ação Integrada incorpora diversas entidades públicas, privadas e da sociedade civil, tais como a Subprefeitura Sé e as secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Serviços, Segurança Urbana, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Políticas para as Mulheres, CET, Cultura, Esporte,Trabalho, Direitos Humanos e Governo, além do SEBRAE e da Embelleze que participaram da edição do Bom Retiro.