Em 2014, mais de 12 mil toneladas de lixo já foram recolhidas pela Sub Sé na região central

A cidade é limpa todos os dias, mas é necessário que a população colabore

A região central é um local de intensa movimentação de pessoas e, por consequência, grande geração de lixo. A cidade tem milhares de papeleiras espalhadas, boa parte delas no centro, mas ainda é comum nos depararmos com papéis, pontas de cigarro, copos e até garrafas de vidro espalhados por vias e logradouros importantes como a Praça da Sé, a Avenida Paulista ou o Anhangabaú.


Para além do serviço público, feito rotineiramente e mais de uma vez por dia, é preciso que também a população ajude a manter a cidade limpa jogando seus resíduos nas lixeiras. Para lidar com o problema, a prefeitura estuda inclusive implantar ações educativas e multas, com fiscalização da GCM, para quem sujar a cidade. “São Paulo gasta R$ 1 bilhão para varrer suas ruas e poderia gastar três vezes menos, com a colaboração das pessoas. A Prefeitura nunca tinha tomado uma decisão de fazer valer uma regra que pode trazer uma enorme economia para a cidade”, declarou recentemente o prefeito Fernando Haddad.


Rotina no centro


A rotina de limpeza de alguns pontos simbólicos da região central mostra o tamanho do trabalho realizado diariamente somente pela Subprefeitura Sé. A Avenida Paulista, por exemplo, tem que ser varrida em média seis vezes ao dia. Já o Pátio do Colégio e a Praça da Sé chegam a ser limpos dez vezes ao dia. Cabe à equipe contratada pela Prefeitura efetuar a limpeza da região central. Neste ano, até agosto, quase 13 mil toneladas de resíduos foram recolhidos.


Após a varrição de determinadas vias, a empresa contratada pela Subprefeitura usa caminhões-pipas para lavar as calçadas, de acordo com a necessidade do local. Vale ressaltar que toda a água utilizada é de reuso, obtida através do tratamento avançado dos esgotos. Ela é utilizada nos processos que não requerem água potável, mas sanitariamente segura, garantindo o uso racional deste recurso.


Para evitar que materiais como eletrodomésticos quebrados, móveis usados, pedaços de metal e madeira acabem despejados em córregos, vias públicas e terrenos baldios, a Prefeitura de São Paulo implantou o Cata-Bagulho, ação que desde janeiro até agosto de 2014 recolheu mais de 2.500 toneladas de materiais descartados somente no perímetro da Sé.


Na Sub Sé, a intervenção é realizada de segunda a sábado percorrendo a região central. Clicando aqui você pode checar qual é o dia da semana em que o caminhão do Cata-Bagulho passa na sua rua. É preciso lembrar que o descarte irregular é crime ambiental, sujeito à multa de R$ 14 mil em caso de flagrante.


Lixo domiciliar e grandes geradores


Os cidadãos podem ajudar o trabalho do poder público na manutenção da cidade, e não é preciso muito. Para isso, basta fazer o descarte correto dos resíduos. No caso do lixo domiciliar, é preciso ficar atento para os dias e locais do recolhimento. Clique aqui para consultar as datas e horários em que a coletas domiciliar realizada em sua rua.


É importante que os moradores contribuam colocando os sacos de lixo no máximo duas horas antes do caminhão coletor passar, evitando que os sacos sejam rasgados sujando as ruas e atraindo ratos ou que, ainda, sejam levados pela chuva para bocas de lobo, causando diversos transtornos.


No caso dos grandes geradores lixo, normalmente estabelecimento comerciais e industriais, o empreendedor pode contratar empresas cadastradas que prestam serviços de coleta particular e caçambas. Para fazer o cadastro on-line no Portal da Prefeitura, clique aqui. Caso queria verificar as empresas que prestam esse serviço, clique aqui. Com a ajuda de todos, poder público e população, é possível fazermos de São Paulo uma cidade mais limpa e ainda melhor de se viver.