Com apoio da Sub Sé, Prefeitura transfere pacificamente 189 pessoas para abrigos no Centro

Ação marcou fim de ocupação e o início de uma nova fase para ex-moradores e região do Parque Dom Pedro II

Na manhã da última quinta-feira, dia 11, se iniciou o programa de acolhimento de assistência social “Autonomia em Foco”. Quase 200 pessoas que se abrigavam no Parque Dom Pedro II foram transferidas para dois hotéis na região central, um no Glicério e outro no Pari, que funcionarão como abrigos, gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mas com maior autonomia de seus moradores.

A transferência das famílias aconteceu de modo pacífico. Os pertences dos beneficiados foram retirados e enviados para um depósito da Subprefeitura Sé. Os novos moradores se mostraram satisfeitos com a iniciativa e concordaram com a proposta que exige deles uma atitude proativa em relação ao processo de reinserção social. Omero Barbosa, um dos líderes da comunidade, afirma: “Agradecemos muito toda essa atenção de todos eles que estão aqui. As famílias, as crianças, todos estamos muito felizes. São dois anos de muito trabalho aqui dentro e temos muito que agradecer”.


Os habitantes serão responsáveis pela própria alimentação e pela limpeza de seus quartos. As crianças e adolescentes terão vagas garantidas em creches, escolas e no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. Além disso, poderão fazer cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e terão ajuda no encaminhamento profissional para o mercado de trabalho.

Ações

Além da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), diversos outros órgãos participaram da operação: a Secretaria de Direitos Humanos, a CET, a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços.


A Subprefeitura da Sé também participou, realizando uma série de ações de revitalização no Parque. “Nós vamos revitalizar esta área. Nós vamos retirar estas grades, vamos gramar, transformar isto aqui em uma praça novamente e entregá-la ao povo”, destacou o subprefeito Alcides Amazonas.


Entre as ações da Subprefeitura, pode-se destacar a limpeza pública da área, que resultou na remoção de 67.140 kg de entulho em quatro dias. Ademais, a Subprefeitura disponibilizou os caminhões necessários para o transporte dos pertences dos moradores. Futuramente, será feito o processo de escarificação do terreno para o plantio de grama, além da retirada das grades e recuperação do piso. Equipamentos voltados para as práticas esportivas e de lazer também serão instalados no local. O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) viabilizará as melhorias na iluminação local.

O projeto

O “Autonomia em Foco” oferece abrigo para famílias ou pessoas sozinhas em situação de rua que já têm renda e estão próximas da autonomia plena.

A iniciativa surgiu após agentes da Smads e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos verificarem que o espaço era ocupado prioritariamente por famílias com problemas habitacionais, com pouca ou nenhuma dependência química.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, afirma: “Estas famílias que foram para lá vão ser acompanhadas pela Assistência Social, mas cada um no seu quarto, com a sua privacidade. A ideia era construir com eles um espaço que não fosse ainda uma solução habitacional, mas que não fosse um atendimento regular da Assistência Social. Era um espaço de construção de uma autonomia maior para estas famílias”.