Centro de São Paulo recebe 4ª edição da Virada Sustentável

Mais de 700 atrações acontecem em 143 pontos diferentes da cidade

Nos próximos quatro dias, de 28 a 31, a Virada Sustentável movimentará ainda mais a cidade de São Paulo. Os paulistanos serão presenteados com contações de histórias, intervenção de grafiteiro e artista visual, mostras fotográficas, exposições, exibições de filmes em praças; circuito de instalações, além de piqueniques, bicicletadas e rodas de conversa com os participantes do Prêmio Virada Sustentável 2014.

No dia 30, o centro da cidade será palco da Rua Cidadã - Barão de Itapetininga. A ação de cidadania e voluntariado promovida pela Rede Social do Centro realizará na virada um conjunto de ações sociais (documentação, assistência jurídica, vacinação contra gripe, orientação previdenciária, atendimento de saúde etc.), além de um show do grupo Imbaúba.

As atrações serão realizadas simultaneamente em parques como o Ibirapuera, Villa Lobos, Juventude, Água Branca e parque linear Cantinho do Céu, além do Memorial da América Latina, Universidade de São Paulo (USP), Casa de Cultura Palhaço Carequinha, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

A programação infantil chega com oficinas de fabricação de brinquedos e instrumentos musicais com materiais reciclados, brincadeiras de quintal, feira de troca de brinquedos, contação de histórias, e cozinha com alimentos saudáveis. Entre as novidades do vento, está o primeiro M.A.T.I.S – Mostra de Teatro Infantil Sustentável, que acontecerá no Parque da Água Branca, de 28 de agosto de 2014 a janeiro de 2015.

Para jovens e adultos, haverá oficinas diversas. O Parque da Juventude, por exemplo, reunirá mais de 20 oficinas de fabricação de eco bags, telhado verde, compostagem caseira, captação de água da chuva em casa, permacultura (com confecção de mobiliários, tintas ecológicas, bijouterias sustentáveis etc.), gravura, estêncil, além de feira de livros e ideias. Outro destaque são as oficinas que acontecem no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O público em geral aprenderá a fazer hortas comunitárias e caseiras; receitas para biolimpeza – como utilizar materiais ecológicos na limpeza domiciliar e cosméticos naturais –, figurinos sustentáveis e reparos para bicicletas.


Como Virar sua Cidade

Nos dias 28 e 29 de agosto, o destaque será o projeto Conexões Ocupação – Como virar sua cidade, que fomentará um encontro para trocas e diálogos entre coletivos de ocupação e direito à cidade com o público em geral. Ao final, o grupo promoverá a revitalização participativa de um espaço público, a ser escolhido pelos participantes.


Serviço

Virada Sustentável
Data: de 28 a 31 de agosto
Clique aqui e confira a programação