Ação Integrada da Bela Vista realizou diversos serviços em benefício da população

Balanço coloca em evidência ações executadas pela Subprefeitura conforme principais demandas levantadas pela comunidade

 

Nos últimos dias 14, 15 e 16 de agosto, a Subprefeitura Sé realizou uma série de serviços públicos e atividades culturais e esportivas na Bela Vista, como parte de sua Ação Integrada, programa que envolve outras secretarias e órgãos públicos com o objetivo de realizar, num curto espaço de tempo, uma série de demandas levantadas pela comunidade do bairro. Nesta edição, atuaram juntamente com a Subprefeitura Sé as secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Serviços, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Cultura e Esportes, além da GCM e da CET.

Dentre os principais serviços prestados estão, por exemplo, a execução de 31 rampas de acessibilidade; o fechamento do estacionamento que funcionava irregularmente em terreno público na rua Manoel Dutra; a colocação de tapume em torno do coreto da Praça Dom Orione – com trabalho de grafite de Bárbara Goy – para proteger o local que será futuramente reformado e a apreensão dos produtos vendidos na “feira do rolo”, todas antigas demandas dos moradores. Outros pedidos relativos à infraestrutura urbana, limpeza e segurança também foram respondidos.


Infraestrutura urbana

No caso das 31 rampas de acessibilidade, foram executadas reformas ou construção em vias como Humaitá, Brigadeiro Luís Antônio, Rui Barbosa, Fortaleza, 13 de Maio, Praça 14 Bis, Manoel Dutra, Conselheiro Carrão, entre outras.

Também foi feita a recomposição de 71m2 de calçadas. Na Rua Rui Barbosa, foi feita a recomposição de 7m2 de floreiras no canteiro central, além de 19m2 de calçadas em concreto também no canteiro central.

Na Praça Pérola Byignton, foi realizada a recomposição de 13m2 de mosaico português e 4m2 de calçada em concreto, além da reconstrução de 8m de sarjeta.

Já a Rua Humaitá teve recomposição de calçadas de equipamentos públicos municipais em frente a escola pública e UBS, enquanto a Praça Dom Orione contou com a recomposição de 10 m de orlas.

Vale destacar ainda que foram tapados 15 buracos encontrados nas ruas Maria José, Santo Antônio, Brigadeiro Luís Antônio, dos Ingleses, Major Diogo, Manuel Dutra e Santo Antônio e na Alameda Ribeirão Preto. Foi colocado, ainda, portão na Praça Ítalo Bagnoli. 

Da parte da Ilume, foi feito o planejamento para revisão e reforço de iluminação no bairro, como, por exemplo, na escadaria da Bela Vista.


Áreas verdes

Outra questão bastante levantada pela população da Bela Vista foi a necessidade de podas e conservação de áreas verdes em praças e canteiros. Nestes três dias de Ação Integrada, foram feitas as podas de 43 árvores nas ruas Rui Barbosa, 13 de Maio, Conselheiro Ramalho, Manoel Dutra, São Vicente e Conselheiro Carrão, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio e na Praça Dom Orione.

No que diz respeito à manutenção de áreas verdes, o trabalho foi feito nas praças Dom Orione e 14 Bis, além do canteiro central da Rui Barbosa – onde foi feito o plantio de 300 mudas ornamentais na confluência com a 13 de Maio – e na rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho.

Limpeza

A Ação Integrada contou ainda com uma grande operação de limpeza e varrição. Foi feita a limpeza mecanizada – via hidrojato e sugador – de 300 bocas de lobo e 39 poços de visita em ruas como Rui Barbosa, Conselheiro Carrão, Maria José, Fortaleza, Plínio Barreto, 13 de Maio, Santo Antônio, Humaitá, Manuel Dutra, Cardeal Leme, Lourenço Granato, Professor Laerte Ramos de Carvalho, Dr. Luís Barreto, Rocha, Conselheiro Ramalho, São Domingos e Praça 14 Bis.

A Amlurb foi responsável por uma série de outros serviços na área da limpeza. Ao todo, coletou mais de 40 mil quilos de resíduos de varrição, incluindo aqueles resultantes de feiras livres da região; coleta de outros 28 mil quilos de objetos volumosos e entulho e mais de 11 mil quilos recolhidos na limpeza de 461 bueiros.

Também foram instaladas 244 papeleiras (lixeiras de pequeno porte presas a postes), além de terem sido usados 189 m3 de água de reuso e 300 litros de desinfetante para lavagem de diversos locais, dentre eles a praça Dom Orione e a escadaria do Bixiga. 

 

CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego também foi parceira da Subprefeitura Sé na Ação Integrada. Além de ajudar na operacionalização do trânsito para viabilizar os serviços prestados, fez a revitalização de sinalização horizontal (repintura de faixas de segurança para pedestres, baias de estacionamento e canalizações) e vertical (troca/reposição de placas de regulamentação de estacionamento e indicação de mão de direção) na Praça Dom Orione.

A CET também instalou posto móvel de atendimento à comunidade na Praça Dom Orione no dia 16, com o recebimento de demandas de sinalização de trânsito. Também foram elaborados projetos de implantação de lombada (obstáculo, pintura e placa de advertência) na Rua Humaitá e de foco semafórico para pedestres na Praça Pérola Byington e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, além de ações de educação de trânsito feitas em escolas da região.

 

Segurança e fiscalização

Outra demanda recorrente entre os moradores é a questão da segurança. Além de ações que exigem planejamento e ações de maior complexidade, foi encaminhada a colocação de uma base móvel da GCM na Praça Dom Orione.

 

 

Na área da fiscalização, a Subprefeitura Sé removeu 48 banners, 4 faixas e 64 plaquetas de venda de imóvel e 6 cavaletes colocados em passeio público. Além disso, foram adesivados 12 veículos considerados abandonados, dos quais cinco acabaram sendo retirados pelos proprietários. 

Também foi feita operação na feira do rolo da 13 de Maio, ao lado da Praça Dom Orione, no domingo (17), na qual foram apreendidos 84 sacos com mercadorias diversas vendidas irregularmente. 

Na segunda-feira, 18, outra antiga demanda da população local foi atendida: o fechamento de estacionamento que funcionava irregularmente em terreno público antes ocupado pela escola infantil Recanto do Pedrinho, na Rua Manoel Dutra. Com a ajuda da PM, a Subprefeitura Sé “malotou” o local impedindo a entrada de veículos. Isso aconteceu após recorrente desrespeito às notificações de desocupação do local. Também foi articulado o cadastramento dos moradores em programas de habitação junto à secretaria responsável após ser feito pedido de reintegração de posse.  

 

Praça de Atendimento


No dia 16, foram oferecidos serviços diversos à população na rua Fortaleza, ao lado da Praça Dom Orione. A Subprefeitura Sé instalou uma tenda na qual realizou atendimento semelhante ao que faz diariamente em sua Praça de Atendimento da rua Álvares Penteado, 53. Na ocasião, foram levados pedidos de remoção de árvore, reclamações referentes a feiras e lixo no bairro etc.

Também em tendas instaladas no local, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) ofereceu cadastro para o Bolsa Família e disponibilizou equipes para visitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, ofereceu testes de glicemia, HIV e sífilis, orientações sobre higiene bucal e prevenção de câncer de boca e distribuiu preservativos. A Secretaria de Esportes realizou o programa Atividade Física e Saúde, com avaliação de 60 pessoas (adultos e idosos).

 

Cultura, esporte e lazer

Além dos serviços e atendimento à população, a Ação Integrada também ofereceu atividades culturais e esportivas como a realização de campeonato de futsal com crianças e adolescentes na quadra da Achiropita; apresentação de capoeira pelo CCA Um Novolhar Sobre o Bixiga; a exposição de desenhos “Do espetáculo, há vida”; a apresentação do grupo de Hip Hop CCA Um Novolhar Sobre o Bixiga; a realização de grafite pela artista Bárbara Goy no tapume do coreto; oficina de bijuterias SASF Bela Vista / Novolhar e o “Sarau caipira: poemas e canções” com o grupo Ô de Casa, todos na Praça Dom Orione.

Ação Integrada

A Ação Integrada tem o objetivo de responder, em poucos dias e de maneira concentrada, algumas das principais reivindicações da comunidade. Tais reivindicações são colhidas por meio de audiência pública – que, no caso da Bela Vista foi realizada no dia 30 de julho com a presença de mais de 300 pessoas –, na Praça de Atendimento da Subprefeitura, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou ainda através do diálogo mantido com conselhos, associações e movimentos sociais.

Para responder a estas demandas, a Subprefeitura Sé, em parceria com os órgãos da administração municipal, fez uma programação especial de serviços e atividades para serem feitos em três dias.

A realização desta Ação Integrada, no entanto, não exclui a continuidade de serviços no bairro, conforme a programação sistemática adotada pela Subprefeitura em sua rotina.

A Ação Integrada percorrerá todos os oito distritos da Sé. A próxima acontecerá no Bom Retiro, em setembro.