Após restauração, relógio da praça da Sé volta a funcionar

Fabricado há mais de cem anos, o relógio mecânico é um dos poucos que ainda funcionam na cidade

A Subprefeitura Sé, em parceria com a Potenza Engenharia e Construção, uma das empresas contratadas para prestação dos serviços de manutenção na região central, restaurou e colocou o relógio da praça da Sé para funcionar.

Na primeira etapa, funcionários da subprefeitura cuidaram da limpeza da torre e do plantio de grama no canteiro. Depois, a Potenza providenciou a reposição da porta e todos os painéis de vidro que haviam sido danificados no final de 2013.

As peças de vidro branco que compõem os quatro mostradores também foram totalmente trocadas por uma empresa especializada em painéis, mosaicos e vitrais. As novas peças foram confeccionadas artesanalmente.

Fabricado em Londres, no ano de 1910, o relógio mecânico da marca “JW Benson” foi achado em uma caixa como parte dos espólios de um prédio desapropriado pela extinta Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). “Essa peça é uma relíquia”, confirma o relojoeiro Gustavo Fiorelli que, junto com seu avô, cuida da manutenção do relógio desde 1977. Nessa época, o aparelho havia sido colocado na estrutura de metal e vidro para ser entregue em 17 de fevereiro de 1978, como parte das intervenções paisagísticas da praça da Sé. Na mesma data foi inaugurada a estação Sé do Metrô.

De lá pra cá, a cada cinco dias, os Fiorellis dão corda, acertam as horas, lubrificam as peças e limpam as engrenagens, garantindo o bom funcionamento do relógio que tem quatro mostradores e um sino que toca a cada meia hora. A engrenagem mecânica é movida por dois pesos de ferro suspensos por cabos de aço que determinam o ritmo de suas funções; um é responsável pelos ponteiros e o outro pelo toque do sino.