Subprefeitura autoriza projeto social a utilizar baixo do Viaduto Major Quedinho

Local será usado para a inclusão, por meio da música, de jovens em situação de vulnerabilidade social

O dia 25 de julho marcou o primeiro passo de um conjunto de ações que a Subprefeitura Sé está buscando viabilizar para revitalizar o centro: nesta data, por meio da portaria 030/14, foi autorizada a utilização do baixo do Viaduto Major Quedinho pelo projeto Resgatando Vidas através da Música.

Coordenada pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua, a iniciativa visa à inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento da auto-estima resgatada na profissionalização musical. A portaria foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo do sábado, dia 26.

O projeto é resultante da parceria entre o movimento de moradores de rua e a Ordem dos Músicos do Brasil. Segundo Robson Mendonça, presidente do movimento, há cerca de 40 jovens inscritos para o projeto, que ocupou dois locais diferentes da Rua José Bonifácio. Porém, o crescimento no número de interessados levou à necessidade de ocupar um local maior e de fácil acesso.

“Por isso, procuramos a Subprefeitura, que se sensibilizou e buscou um local para que pudéssemos continuar nossas atividades. Este é um passo muito importante a dignidade e a inclusão dos moradores de rua”, diz Mendonça.

Na avaliação do subprefeito Alcides Amazonas, “um governo democrático é também um governo inclusivo, que busca dar respostas às necessidades de diversos setores, especialmente os mais vulneráveis e é isso que estamos buscando”.

Além desta questão, a concessão do espaço poderá ajudar na revitalização do entorno do viaduto, impactando positivamente o cotidiano de moradores, comerciantes e transeuntes, revertendo-se em melhorias no centro de maneira mais ampla.