Wifi em São Paulo: Fique à vontade para utilizá-lo. É livre

Centro da capital terá mais de 20 pontos com acesso gratuito a internet sem fio

 O projeto que dá acesso a internet livre por Wifi (sem fio) começou a ser entregue à população em janeiro deste ano. O Pateo do Collegio, marco de fundação da cidade de São Paulo, foi a primeira das 120 praças da cidade onde o sistema está sendo implantado.

Atualmente, o centro da capital já conta com quatro pontos em operação: Praça Roosevelt, Centro Cultural São Paulo, Pateo do Collegio e Mercado Municipal. Há outros seis locais em fase de implantação e mais 14 sendo projetados. Vale lembrar que até a conclusão do programa serão mais 75 pontos entre praças e locais públicos da cidade.

O programa Wifi Livre SP, que tem como objetivo ampliar a cidadania por meio do acesso irrestrito à internet e contribuir com o desenvolvimento de ações culturais, será implantado em 96 distritos e pretende atender mais de 190 mil usuários por mês.

O acesso é gratuito a todos e não necessita de nenhum tipo cadastro para iniciar a navegação. Basta apenas ligar o dispositivo compatível com a tecnologia wireless, que é uma forma de conexão entre dispositivos móveis ou fixos sem o uso de cabos. O programa é seguro, mas como em todo acesso à internet, o cidadão deve tomar alguns cuidados como desconfiar de e-mails suspeitos e ter atenção na hora de digitar as senhas e outros dados pessoais.

Cada usuário pode contar com a velocidade de 512 kbps para download e upload garantindo o uso de aplicativos da web, streaming, Voip e vídeo. A capacidade é de 24.200 usuários simultâneos com a mesma frequência de sinal em cada ponto.


Outras regiões

Na zona norte da capital, o projeto concluirá com 18 pontos de acesso a internet livre. Os bairros da Cachoeirinha, Jaçanã e Tremembé foram os primeiros a receberem programa. Na zona leste as redes serão inseridas em 36 pontos, cinco estão em implantação. São Miguel já conta com esta tecnologia na praça Padre Aleixo.

Na zona oeste já é possível se conectar à internet livre em três bairros: Vila Leopoldina, Morumbi e Jardim Paulista. Lembrando que no total a região oferecerá, ao final da implantação do projeto, 15 pontos com o novo programa. Na região sul da capital serão colocados 28 pontos. Atualmente, cinco bairros e seis pontos já estão em operação: Moema, Campo Limpo, Capão Redondo, Santo Amaro e dois no Jabaquara.

Para saber outros endereços que disponibilizam o wifi livre basta acessar o site: http://www.wifilivre.prefeitura.sp.gov.br/

 

Histórico

Em novembro de 2013, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) finalizou o processo de licitação das 120 praças digitais para o município de São Paulo (Projeto WiFi Livre SP). O valor do contrato anual ficou em R$ 9,2 milhões, cerca de 40% inferior ao valor inicial estimado (R$ 15 milhões).

O processo de licitação dividiu as 120 praças em quatro lotes, sendo que cada empresa participante poderia ser vencedora de no máximo dois lotes. As empresas vencedoras foram a WCS (lotes 1 e 2 – zona Leste e Centro) e a ZIVA Tecnologia (lotes 3 e 4 – zonas Norte, Oeste e Sul). Ambas apresentaram o menor preço para cada um dos lotes. Ao todo, oito empresas participaram da disputa.