Em clima festivo e amistoso, Fan Fest reúne torcedores de diversos países

Milhares de pessoas rumam ao Vale do Anhangabaú diariamente para acompanhar os jogos e participar de shows

Completados quinze dias do início da Copa do Mundo, cuja abertura ocorreu no dia 12, a Fifa Fan Fest do Vale do Anhangabaú se consolida como ponto de encontro de todas as torcidas na região central de São Paulo. Nesse período, o evento teve um público de mais de 250 mil pessoas.

Realizada durante a Copa do Mundo, a Fifa Fan Fest reúne em média 18 mil pessoas por dia. Nos jogos do Brasil, esse número atinge a capacidade máxima de 25 mil pessoas. Durante o jogo Brasil x Camarões, o público estimado pelos organizadores foi de 42 mil torcedores ao longo do dia. Destes, 25 mil acompanharam o desempenho da Seleção e 17 mil assistiram ao jogo Chile x Holanda. Além das partidas, os expectadores acompanham shows musicais realizados antes e depois de cada jogo e participam de atividades diversas propostas pelos patrocinadores.

Nesse período, o evento transcorreu com tranquilidade, mostrando a vocação do brasileiro – e em especial do paulistano – para receber bem os turistas e a boa infraestrutura oferecida pela capital. “Estamos bastante animados com os resultados obtidos até este momento. Todos os dias vemos pessoas de nacionalidades diversas assistindo aos jogos e festejando com grande harmonia e animação”, disse o subprefeito da Sé, Alcides Amazonas.

Responsável pela zeladoria da região central, o que abrange o entorno da Fan Fest, a Subprefeitura Sé tem trabalhado intensamente em parceria com demais órgãos do poder público municipal e estadual para garantir a segurança, a ordem e a limpeza local. Até o momento, mais de 34 mil quilos de lixo foram recolhidos e foram feitas mais de duas mil apreensões de mercadorias sendo vendidas irregularmente. Para isso, dezenas de varredores e fiscais trabalham cotidianamente na região.

Outro ponto importante é a segurança: mais de mil homens da PM e GCM atuam na área externa, garantindo um ambiente bastante pacífico e amistoso. Para melhorar o acesso ao local em dia de jogos do Brasil, uma operação especial foi montada na região, envolvendo as ruas Xavier de Toledo e Sete de Abril, a Praça Ramos e o Viaduto do Chá. Neste sentido, também tem sido fundamental o trabalho da CET, bem como da SP Trans e do Metrô, que respondem pelo transporte público.

Além destes contingentes, a Fifa Fan Fest conta ainda com mais de mil pessoas trabalhando em sua organização e no atendimento à população, inclusive na área da saúde. O evento é uma realização da Fifa e da Prefeitura de São Paulo com promoção da TV Globo e organização da D+ e Playcorp.