Cidade terá quatro pontos de exibição pública da Copa

Eventos gratuitos terão transmissão de jogos ao vivo e atrações variadas

Com o objetivo de integrar paulistas e turistas em exibições públicas gratuitas da Copa, a cidade de São Paulo terá quatro pontos diferentes com transmissões ao vivo. No Vale do Anhangabaú, região central, haverá a FIFA Fan Fest.

O evento terá, ao todo, 72 atrações. A programação acontecerá entre as 12h e as 22h em todos os dias em que ocorrem partidas. A infraestrutura preparada terá capacidade para receber até 35 mil pessoas, cujo acesso será controlado por razões de segurança. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, menores de 12 anos só poderão entrar com pais ou responsáveis maiores de 18 anos. Para chegar ao local, o torcedor deverá dar preferência ao ônibus ou ao metrô, pelas estações São Bento (Linha 1-Azul) ou Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Os outros pontos de exibição ficam na Praça do Samba, em Perus; no Parque Jacuí, em São Miguel Paulista; e na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo. Cada uma destas festas poderá receber até 5 mil pessoas e incluirá shows musicais, atividades esportivas, culturais e de entretenimento. Ao todo serão 25 dias de festa, de 12 de junho a 13 de julho, todas financiadas por parcerias com patrocinadores privados.

“Preparamos as exibições para que a população tenha toda a segurança e conforto. Temos uma preocupação em oferecer mais pontos em que as pessoas possam participar, principalmente nas regiões mais distantes. São espaços amigáveis para quem quer assistir os jogos coletivamente”, afirmou a vice-prefeita e coordenadora da SP Copa, Nádia Campeão.

Saúde e segurança


Os eventos relacionados à Copa do Mundo serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que reúne na região da Luz, 60 órgãos públicos federais, estaduais e municipais das áreas de transportes, trânsito, segurança, saúde e defesa civil. A central funciona 24 horas e tem acesso às imagens de 500 câmeras espalhadas pela cidade.

A operação especial de segurança acontece de 10 de junho a 18 de julho e conta com um comando de policiamento com 4.625 policiais militares, que estarão concentrados em 40 pontos de interesse, como exibições públicas, centros de treinamento e rotas de deslocamento. A Guarda Civil Metropolitana também apoiará o policiamento no entorno dos estádios e das exibições públicas.

O atendimento de saúde também tem um plano especial no período para situações de risco e resposta a emergências. As ações são coordenadas pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde. Nos dias de jogos, a Prefeitura e o governo estadual serão responsáveis pelo atendimento no entorno do estádio, por meio de profissionais de saúde, ambulâncias e motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A operação também será realizada na Fan Fest, nas exibições públicas e no Centro Aberto de Mídia.

Fan Fests

Após o grande sucesso dos eventos públicos para transmissões de jogos realizados durante a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul, a FIFA resolveu tornar os FIFA Fan Fests um evento obrigatório durante o Mundial.

As Arenas FIFA Fan Fests ganharam ainda mais força na Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006, e na África do Sul, durante os jogos de 2010. O evento tem como intuito reunir as pessoas para assistirem e torcerem por suas respectivas nações juntas, principalmente àquelas que não conseguiram ingressos para acompanharem os jogos nos estádios.

Na Copa do Mundo deste ano, as 12 cidades-sede brasileiras realizarão Fan Fests. O evento, com entrada gratuita, ainda oferece shows com programação especial, variando de uma cidade para outra. Além de transmitir os jogos oficiais em telões, os shows contarão com artistas locais e de projeção nacional, alegrando a confraternização de turistas, fãs de futebol e torcedores.

Para saber mais sobre as exibições públicas e a Copa em São Paulo, clique aqui.